quarta-feira, 31 de outubro de 2012

QUE BRUXARIA É ESSA?


Era uma vez uma menina, muito, muito linda. Um belo dia ela resolveu visitar sua amiga que morava do outro lado da floresta. Quando estava no meio do caminho, ela se perdeu. Andou desesperadamente em meio às árvores, até que encontrou uma pequena e simples casa de madeira.

Resolveu pedir ajuda à pessoa que morava na pequena casa, e antes que pudesse bater na porta, ela se abriu. Com um susto a menina notou que a porta se abrira sozinha. E sentada numa cadeira, a metros de distância da porta, encontrava-se uma mulher. Ela era velha, feia, tinha um nariz grande com uma verruga na ponta. Usava chapéu pontudo e segurava uma vassoura.

Assustada com a visão daquela mulher estranha, a menina começou a correr de volta à floresta. Teve medo de que aquela velha voasse em sua vassoura e a perseguisse, como nas histórias que, tantas vezes, ouvira sua mãe contar. Por sorte encontrou o caminho que levava à sua casa e nunca mais voltou para aquele lado da floresta.

Vassouras, caldeirões, pentagramas, verrugas, gatos pretos. Uma mulher má de chapéu pontudo, vilã em todos os contos de fada. Personagem de filmes de terror. Voa em sua vassoura e faz poções e feitiços em seu caldeirão. Tem pacto com o diabo. Bruxaria é sinônimo de coisa ruim. E o termo bruxa é pejorativo, usado para se referir às mulheres feias ou más.

Mas para Isabel Vasconcelos, jornalista e escritora, boas ou más, todas as mulheres são bruxas. Em seu livro, que leva esse nome, ela defende a idéia de que as bruxas sobrevivem até hoje e de que é possível notá-las na magia do cotidiano. Intuição e sedução, são características que, para ela, fazem parte do que é ser uma “bruxa”.

A imagem que Isabel tem das bruxas é a que mais se aproxima da realidade. Já a imagem que se convencionou a ter, está relacionada a uma visão da Igreja Católica, que por séculos perseguiu e queimou na fogueira milhares de mulheres, por acreditarem que essas tinham pacto com o diabo.

Mas muitos dos sinais que a Igreja usava para indicar as bruxas no período da Inquisição, assim como a bruxa em sim, têm origem na cultura celta. O povo celta viveu na Europa antes de Cristo e cultuava a natureza. Em seus rituais pagãos eles usavam caldeirões, vassouras e tinham como o pentagrama um símbolo de proteção e que também representava sua Deusa.

É da cultura celta que se origina também o Dia das Bruxas. Todos os anos, no dia 31 de Outubro, eles comemoravam o Samhain, uma espécie de Ano-Novo dos bruxos. As comemorações do calendário celta estavam sempre relacionadas à colheita e a natureza, e nesse dia eles celebravam o final do verão e o início de um novo ciclo, com a chegada do inverno.

Posteriormente esse costume celta foi levado pelos irlandeses para a América do Norte. Os americanos aderiram alguns aspectos da data em sua cultura, e hoje o Halloween é uma das datas mais movimentadas do comércio. Diversas crianças se fantasiam e saem às ruas propondo “doces ou travessuras”.

Na Europa, nos Estados Unidos, no Brasil, as bruxas continuam a existir. Seja nos filmes de terror, nos contos de fada, ou até mesmo no dia-a-dia, sem que seja notada sua presença, elas estão por ai. Afinal, se Isabel Vasconcelos estiver certa, boas ou más, todas as mulheres são bruxas. 



Nenhum comentário: