sexta-feira, 26 de outubro de 2012

BAIANA CARIOCA


Ahhh o Rio de Janeiro. A princesinha Copacabana, o glamour e elegância de Ipanema, o Leblon de Manoel Carlos, a independência da Barra da Tijuca. Ai, ai...cada ponto dessa cidade maravilhosa me fascina. Até mesmo quando, passando pela Avenida Oscar Niemeyer, fico com a visão dividida pelo morro do Vidigal e o estupendo mar carioca. Nem sei explicar como surgiu esse meu fascínio pelo Rio, só sei que na minha vida essa cidade encantada faz parte de vários episódios.

Quando tinha uns nove anos a cidade maravilhosa era apenas uma idealização na minha cabeça, um sonho a ser atingindo. Apesar de nessa época não transmitir todo o encanto que já nutria pelo Rio, fui escolhida por minha professora para, em um trabalho de escola representar a garota de Ipanema. Um mico, eu sei. Ainda mais eu, uma branquelinha mirradinha. Mas se a pró escolheu, então mergulhei no universo da real garota de Ipanema, Helô Pinheiro. Eu me senti a própria naquele dia, desfilando naquela praia imaginária com as miniaturas de gente que interpretavam Tom Jobim e Vinícius de Moraes me olhando. Foi um episódio formidável, de muita vergonha, confesso, mas com muita diversão também.

Em 27 de março de 2008, quando eu completava meus 15 anos, eis que o Rio de Janeiro passou de uma mera imaginação e idealização para torna-se físico. Nesse dia, eu não cabia em mim de tanta alegria, por fim eu ia conhecer a cidade que eu tanto tinha em meus sonhos.  De uma vez por todas ela se tornaria real. Foram cinco maravilhosos dias que só me fizeram amar ainda mais aquela cidade. Decidi assim, que moraria ali um dia.

Chega o ano de 2010. Vivenciando meu terceiro ano e visando o vestibular, me vem a cabeça a tentativa de pedir aos meus pais para prestar vestibular no Rio. Tive medo. Eu era apenas uma garota de 17 anos querendo ir embora para o lugar que me traz muito felicidade, mas que ficava a milhares de quilômetros da Bahia. Em um momento de loucura, me inscrevi para prestar vestibular na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) sem avisar aos meus pais. Aos poucos tomei coragem e contei para eles o que tinha feito. Eles me pediram um tempo para pensar. Vivi dias de muita ansiedade até que recebi o veredito. Sim, eles me deram a chance de fazer a prova.

Fui em setembro com minha mãe e irmã para fazer a primeira fase. Como o gabarito sai no mesmo dia e fazendo acima de uma certa porcentagem você sabe com total certeza que passou, eu comemorei. Sim, a primeira etapa tinha sido concluída com vitória. Em dezembro voltei para a batalha final. Em janeiro recebi a triste notícia que meu sonho tinha sido adiado, ainda não era dessa vez. E desse 2010 vou levar pra sempre a criativa música cantada por minhas amigas a cada partida para o Rio, sempre com o intuito de me motivar: "Lili carioca da gema, carioca da gema do ovo". (Risos, muitos risos. Minhas amigas são doidinhas, eu sei. Mama e Nena sempre estavam puxando o côro.)

Sem passagem carimbada para o Rio de Janeiro, o jeito foi cursar a faculdade de jornalismo aqui em Salvador mesmo. Mas vejo esse episódio com um saldo positivo. Talvez eu tenha que amadurecer e Deus esteja reservando o momento certo para que eu vá de vez para a cidade maravilhosa. Aqui em Salvador tenho estado com uma turma esplêndida. Realmente eu tinha que conhecer essas pessoas. Aqui estou gualgando meus passos futuros.

Mas no é que na minha universidade baiana eis que o Rio de Janeiro me invade outra vez. Em um trabalho de fotografia, nós tínhamos que fotografar uns aos outros retratando a personalidade de cada um, o jeito de ser, o que mais representava cada pessoa. Uma grande amiga e blogueira do Opinião Pro Mundo, Lorena Dias, tinha essa missão de me retratar. Perto do dia de me fotografar, Lore veio e disse que já sabia uma forma de me representar. Bastava que eu sorrisse e  algo que lembrasse o Rio de Janeiro estivesse comigo. Sim, eu sou a risadinha em pessoa. Para Lore, a minha paixão pelo Rio misturada com o meu constante sorriso retratariam muito bem o meu jeito de ser. (Risos) E não é que deu certo?

Vejam bem, tenho contado tudo isso sobre o Rio não só porque sou apaixonada por ele, mas sim por acreditar que nunca devemos desistir dos nossos sonhos. O Rio de Janeiro sempre foi um sonho meu e continua sendo, a cada momento oportuno eu desfruto daquela cidade, como hoje, que estou aqui em terras cariocas para visitar pessoas amadas e que me recebem tão bem (talvez isso me ajude a amar ainda mais isso aqui). Até porque, acredito que um dia estarei nessa cidade não mais como visitante, e sim como moradora. Mas vamos viver tudo ao seu tempo, o que é nosso está sempre guardado e aparece na nossa vida no momento certo. É importante ser realista, mas é ideal que nunca se perca a vontade de sonhar, é ela que nos faz buscar fazer o imaginário torna-se real. Não pensem que não me orgulho se ser baiana, muito pelo contrário, amo o fato de ter nascido na Bahia. Apenas escolhi ser de coração uma: BAIANA CARIOCA! :D 

Nenhum comentário: