sexta-feira, 19 de outubro de 2012

AVANTE ESQUADRÃO!



Um início de ano animador para o torcedor do tricolor baiano. Depois de quase onze anos sem levantar sequer uma taça, o Esporte Clube Bahia sagrou-se CAMPEÃO DO BAIANÃO 2012. O time não era lá uma "belezura", mas o então técnico Falcão (que substituiu Joel Santana logo no início do Campeonato Baiano, quando este foi para o Flamengo), pareceu organizar o que tinha em mãos e por fim, levou o esquadrão ao primeiro lugar da competição.

É, mas o mar de flores e entusiasmo com o título do campeonato baiano e a satisfação com o trabalho desempenhado por Falcão, não duraram muito. Após uma campanha regular na Copa do Brasil, sendo eliminado nas quartas de final pelo Grêmio e um péssimo desempenho nas 10 primeiras rodadas do Brasileirão, conquistando apenas uma vitória e amargando a vice-lanterna da competição, com 07 pontos, levaram à demissão do técnico tricolor.

Sai de cena Paulo Roberto Falcão e entra Caio Júnior. A esperança de dias melhores se renovou no Fazendão com a chegada do novo técnico. Mas será mesmo que ele ia dar conta da situação incômoda vivida pelo Bahia no início do campeonato? A resposta foi não. Com um aproveitamento de apenas 30% dos dez jogos em que esteve à frente do Esquadrão, Caio Júnior não aguentou a pressão da torcida, e alegando problemas pessoais também, literalmente PEDIU PRA SAIR. Nesse momento, o Bahia tinha 17 pontos em 19 jogos disputados e aparecia na 16ª colocação na tabela de classificação.

E agora? Quem seria o novo comandante do clube? O Bahia conseguiria ter algum poder de reação na competição? Mil e um problemas, inúmeras dúvidas naquele momento assombravam o torcedor tricolor. Será que o Bahia encontraria uma solução?

Um dia após a demissão de Caio Júnior, Jorginho foi anunciado como novo técnico do clube. O torcedor muito desconfiado do momento vivido pelo time, esperou os jogos seguintes para poder comentar sobre o novo comandante. E parece que Jorginho trouxe novos fluídos para o Fazendão, porque não é que o Bahia desencantou e chegou a ser o melhor clube desse segundo turno. O técnico colocou ordem na casa. Triunfos contra times do naipe de Santos, São Paulo, Botafogo e os 4 x 0 aplicados no Vasco, em pleno São Januário, fizeram com o que o torcedor enxergasse uma luz no fim do túnel. Mas, os vacilos cometidos nos últimos jogos voltaram a complicar a vida do tricolor, fazendo com que o rebaixamento ainda ronde e assuste até os torcedores mais otimistas.

A grande questão do Bahia nesse ano de 2012, além do fato do time não ser lá essa “coca-cola” toda, é a instabilidade, inconstância de boas atuações. O Esquadrão tem um elenco que não passa confiança, cada jogo é uma angústia, uma nova preocupação. É preciso ter coração valente para assistir aos jogos. E toda essa falta de regularidade nos resultados tem se refletido nas arquibancadas. Pituaçu não tem recebido bons públicos.

Com 35 pontos, o Bahia hoje ocupa a 16 ª colocação, estando apenas a 05 pontos do Sport, primeiro time da zona da degola. Faltando apenas sete rodadas para o fim do campeonato, o tricolor só depende dele para não ser rebaixado mais uma vez para a segunda divisão. Os dois próximos jogos serão difíceis, contra o Corinthians lá em São Paulo e Grêmio aqui em Salvador, mas o importante é focar no triunfo. A apaixonada torcida tricolor não merece passar por momentos tão complicados novamente. Tem pouco tempo que ela voltou a sorrir e não merece que esse sorriso seja substituído novamente por lágrimas de tristeza e decepção. O melhor que os jogadores do Bahia podem fazer agora é honrar a camisa que vestem e espantar de vez essa assombração chamada rebaixamento. AVANTE ESQUADRÃO!

Já que os tricolores cutucaram no dia do texto sobre o Vitória, agora chegou a vez da torcida da Toca do Leão soltar o seu rugido.

CUTUCADA RUBRO-NEGRA: Tem elevador despencando e AVIÃO a um passo de aterrissar no CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE A. O Leão está voltando. #FaltaUmaVitória


Nenhum comentário: