segunda-feira, 15 de outubro de 2012

PROFESSOR: MUITO MAIS QUE ENSINAR


Quantos anos você tinha na lembrança mais antiga que guarda da infância? Quatro, cinco, seis anos? Pois bem, muito provavelmente naquela época, ou pouco tempo depois, você já tinha um professor. E quantos professores você já teve? Incontáveis, certamente deves estar pensando. Apesar da importância que eles têm para sociedade, os professores ainda são muito desvalorizados. Então, pelo menos hoje, Dia do Professor, aproveitemos para falar daqueles que estão sempre caminhando conosco, que deixam marcas em nossas vidas e seguem com novos alunos, enquanto seguimos com novos professores.

Ao perguntar a um péssimo aluno “O que é um professor?”, é possível que ele responda que é aquele que ensina. Resposta incompleta, digna de recuperação! Professor é alguém que vai muito além de simplesmente ensinar, ele educa, faz muitas vezes o que deveria ser obrigação dos pais. É se dobrar em 4719 turmas, mas surpreender ao gravar o nome da maioria dos alunos, e  gastar um tempo (não remunerado) que vai muito além da sala de aula. É o transmissor de lições que servem para vida, é alguém que estimula, não desiste, e que é paciente. Vale lembrar que nem todos os profissionais dessa área agem assim, existem maus professores, que não são dignos sequer da curta resposta de nosso aluno. Mas falemos dos bons.


Uma de suas muitas funções também tem sido reivindicar. Como disse anteriormente, a desvalorização do professor em nosso país é gigante. Dentre tantos problemas, a prova maior disso foi a longa greve dos professores das universidades federais, além dos 115 dias de greve dos professores no estado da Bahia. Greves são “normais” em qualquer profissão, mas o assustador descaso com professores e alunos durante essas duas greves é preocupante. Outro dado importante é o fato, inadmissível, de que a 6ª economia do mundo tenha apenas o 84º IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Valorizar e dar boas condições de trabalho aos professores é o mínimo que se pode fazer para corrigir isto.

Enquanto descaso com os professores e com a educação não acabar, continuaremos sendo um país que debate apenas consequências, como a criminalidade, por exemplo. É preciso discutir a causa da maioria dos problemas do Brasil, a má qualidade da educação. Ao entender isto, perceberemos a importância dos professores para formação de um país menos Macunaíma. Sabe dito popular que diz que cada um colhe o que planta? Nosso país vem colhendo os frutos de anos de desvalorização dos professores, e o pior, continuamos plantando errado, e se não mudarmos logo, continuaremos colhendo péssimos frutos futuramente.

Por toda sua luta para transmitir conhecimento e formar uma sociedade mais inteligente, quero agradecer a você professor, que por nós enfrenta tudo que citei acima. Pessoalmente, agradeço por suas lições que guardo para minha vida, pela paciência, parceria, e pelos ensinamentos em sua matéria. Incluo nesse agradecimento pessoal, até mesmo aqueles que tiveram algum tipo de má vontade, pois me ensinaram a continuar buscando aprender, mesmo que sozinho ou com a ajuda de outra pessoa.

Obrigado por sua busca incansável, visando não apenas alunos acima da média, mas a formação de cidadãos que possam, em suas profissões, contribuir para sociedade da mesma maneira que vocês contribuíram em nossas vidas. Se eu fosse o tal aluno que deve dizer o que é um professor, e tivesse que defini-los numa única palavra, escolheria ESPERANÇA, pois esta significa o desejo e a criação de um futuro melhor, algo que vocês fazem incansavelmente.



2 comentários:

Lucy Luz disse...

Parabéns sobrinho!!! Excelente redação! maior orgulho de você! que a esperança continue movendo os que ainda seguem na tarefa missionária de educar!!!

Paulo Leandro disse...

Muito grato, meu caro Lucas, seu texto foi um presente para este dia. Compartilhamos ideias e ideais sobre a mística do prof. Forte abraço!