terça-feira, 16 de outubro de 2012

SÓ PASSAMOS DA SEGUNDA FASE


O povo brasileiro está em êxtase com as condenações do julgamento do mensalão. Joaquim Barbosa virou um herói nacional, uma reserva de moralidade e o presidente dos sonhos da nação. A primeira batalha foi vencida, podemos comemorá-la um pouco. Mas sem esquecer de continuar a luta, pois a vitória nesta guerra ainda esta longe. Falta o mais importante, a pena.

O Brasil conseguiu passar de fase no jogo da corrupção. Como dizia Lula, no seu governo que coincidentemente foi no período do mensalão, nunca na história desse pais... algum político foi condenado por corrupção. Quando os crimes vinham à tona, organizava-se uma CPI que nunca dava em nada. O tempo passava, a sociedade esquecia. Só que dessa vez, o Brasil passou da fase da CPI e chegou no julgamento.

Conversei com um amigo que é advogado e ele me disse que os condenados podem não ir pra cadeia. Perae, como assim?!? Eles foram considerados culpados e condenados. Só que o buraco da lei é bem mais embaixo. Todos os condenados são réus primários, isto é, nenhum deles viu o sol nascer quadrado na vida. Aliás, o considerado chefe da quadrilha do mensalão, José Dirceu já passou pela prisão, mas como preso político e não julgado e condenado como criminoso. Dentre os vários meandros da lei que podem impedir os mensaleiros de irem pra cadeia, um deles é o fato de que uma pena inferior a sete anos para réu primário será cumprida em liberdade. Pois é, o triunfo da guerra só virá se a pena dos condenados for maior do que sete anos, senão vai cada um pra sua casa.

Nos jogos de videogame, a ultima fase é contra o chefão. O game é zerado, quando derrotamos ele. Nesse jogo dos gângsteres políticos, a ultima fase é ver os criminosos na cadeia. Quando isso acontecer, podemos correr pro abraço gritando Brasil-sil-sil.

Nenhum comentário: