sexta-feira, 5 de outubro de 2012

COM A SUA LICENÇA, UM DESABAFO!



Peço licença aos leitores do Blog, para que a análise que prometi sobre como está o time do Esporte Clube Bahia na primeira divisão, fique para a semana que vem. Hoje eu queria falar de um assunto muito presente na minha vida, e que eu achava que merecia meu olhar, minha humilde opinião. A política de Conceição do Almeida, cidade localizada no Recôncavo da Bahia, à 160 Km da capital. Permitam-me um dia de desabafo.

Quando nasci, 19 anos atrás, meu pai já era vereador do Almeida e os pais dele, meu avô Pedro Coni, que infelizmente não tive a oportunidade de conhecer, e minha avó Lúcia, ou melhor, Lucinha Coni, também eram políticos da cidade. Cresci nessa atmosfera e nunca tive vergonha de dizer que sou de uma família de políticos. Até porque, meu pai e meus avós sempre estiveram ao seu lado a honestidade e o compromisso com o povo que os elegeram.

Em suas campanhas nunca usaram de baixaria ou ofensas para com os seus oponentes. Sempre foram de total elegância e educação, prevalecendo sempre a verdade. Respeitaram e respeitam o direito do povo escolher democraticamente quem eles querem apoiar. Isso porque na política sempre existem dois ou mais lados, é muito difícil se chegar a algo unificado em disputas eleitorais, mas é preciso que o respeito seja algo presente em todas as vertentes durantes as manifestações de campanha.

Respeito, palavra de ordem é que tem faltado, e muito, nas atitudes do atual prefeito da cidade, que busca sua reeleição e de seu grupo político. Um baixo nível medonho. Utilizam palavras ofensivas, falam mentiras deslavadas a toda hora e não respeitam nem os 83 anos de idade de Dona Lucinha, que nem candidata é, apenas apoia o oponente do prefeito. Brincam com o acidente e a morte de pessoas. E acham que o povo é bobo e não vê nada disso.

Durante esses três meses de campanha escutei, vi e li coisas que me deixaram abismadas. A que ponto chegamos, Conceição do Almeida ? Que vergonha que um prefeito se comporte de forma tão inadequada, e que ainda tenham pessoas que consigam ser mais baixas do que ele. Política não é valentia, força física ou ofensas verbais. Política é discussão de ideias, apresentação de propostas, realizações e firmamento de compromisso com o povo. É falar a verdade e expor o que está errado.

Falar a verdade, expor o que está errado. Se tem um homem que gosta de fazer isso em respeito às pessoas que o elegeram é Dolfo Coni. Sim, meu pai, meu exemplo e minha certeza de que ainda existem políticos de verdade e que podemos confiar. Um ser humano de bem que foi atacado durante todo esse tempo pelo simples fato de expor todas as “maracutaias” da atual administração desastrosa.

Diante de todos esses fatos, nessa sexta-feira, 5 de outubro de 2012, faltando menos de 48 horas para o pleito, queria dizer ao meu pai que para mim ele é motivo de orgulho. Porque em meio a um cenário dual da eleição de Conceição do Almeida, ele escolheu estar do lado certo e não se acovardou em mostrar as falhas do atual prefeito.

Tenho orgulho da sua competência, inteligência, compromisso com o povo e acima de tudo, por em nenhum momento você se rebaixar para responder às ofensas baixas feitas pelos seus oponentes. Sua elegância, palavras certas, argumentos e provas para comprovar o que dizia, só reforçam em mim e creio eu, que em muitas outras pessoas, o verdadeiro perfil de político que procuramos.

E não ache que falo tudo isso só porque Dolfo é meu pai, não. Ele sabe que sou uma pessoa que bato de frente e que só defendo aquilo ou aqueles em que acredito. Que não estou do lado dele só pelo fato de ser sua filha, mas sim por acreditar em seu trabalho e nesses seus 24 anos dedicados à servir o povo do Almeida.

Meu pai, boa sorte. Continue sendo esse homem honesto e corajoso. Além do que, é melhor ser inteligente do que “valente”.

No mais, desejo a todos um 7 de outubro de muita paz, consciência e votos certos. Domingo é dia de fazer escolhas sensatas, não deixemos de exercer a nossa democracia.

Nenhum comentário: