quinta-feira, 8 de novembro de 2012

ORGULHO DA NOSSA BAÍA


Com águas mansas e um azul luminoso, a Baía de Todos os Santos é um museu vivo ao ar livre, um tesouro que o navegante Américo Vespúcio na missão de reconhecimento em novembro de 1501, batizou, seguindo o calendário católico, como o dia dedicado a todos os santos. Deu nome e sobrenome a maior Baía do Brasil e a segunda maior do mundo.

Com 1233 Km², a Baía de Todos os Santos é do tamanho da cidade do Rio de Janeiro, vai da ponta do Farol da Barra em Salvador a ponta do Garcez em Jaguaribe no recôncavo baiano, abriga 56 ilhas, onde a maior e a mais famosa é Itaparica.

Dona de grande beleza, esta jovem senhora de 511 anos, foi decisiva para que Tomé de Souza escolhesse a região para fundar a primeira capital da colônia portuguesa. Já abrigou o maior porto do hemisfério Sul.

A nossa baía tem águas que escondem mistérios de navegantes, as embarcações que naufragaram atraem mergulhadores, encantos como o forte de São Marcelo no meio de infinita beleza, ecossistemas ricos em biodiversidade, apresentando extensas áreas de manguezais ainda bem conservados, uma rica flora e fauna, o que potencializa a variedade turística da região.

Mesmo tendo conflitos ambientais em destaque como o lançamentos de dejetos domésticos e industriais, ocupação desordenada do solo, desmatamento e ocupação de áreas de preservação permanente, a beleza natural é preponderante. A Baía de Todos os Santos é muito rica em artesanato, história, com vestígios relativos a populações pré-coloniais, coloniais e pós-coloniais, arquitetura e diversidade cultural e religiosa, como por exemplo, as procissões de Bom Jesus dos Navegantes, de Nossa Senhora das Neves, de Bom Jesus do Amparo e do Senhor de Vera Cruz.

Portugal pode ter o rio Tejo e Paris o rio Sena, mas a gente pode encher o peito e lembrar que a Baía de Todos os Santos além de um patrimônio cultural da humanidade é um roteiro turístico a nossa disposição, como se fosse uma extensão da nossa casa, o trajeto de todo o passado e um esboço de um futuro irrigado de encantos e magias, onde a natureza reina.


Nenhum comentário: