terça-feira, 13 de novembro de 2012

INTERVENÇÃO NOS PLANOS DE SAÚDE JÁ!


No início do segundo semestre desse ano, o governo deu uma sacolejada nas empresas de telefonia celular, por causa do péssimo serviço prestado aos seus clientes, as operadoras ficaram proibidas de fazer vender para novos clientes, por alguns dias. Até agora não vi lá tanto resultado assim, mas pelo menos a TIM, Oi e Claro passaram a ficar mais espertas e foi bom para elas verem que a farra dos bois no Brasil está acabando aos poucos. Pois bem, o próximo alvo do governo deveria ser as empresas de planos de saúde.

Desde a semana passada estou sentido umas dores no ouvido. Fui ao otorrino, ele me receitou um medicamento por três dias e me mandou voltar lá nesta segunda ou terça-feira para ele fazer o procedimento médico. Um procedimento simples, segundo ele e o recepcionista. Ainda não sei de quem é a culpa, mas voltei no hospital ontem e hoje, mas não consegui concluir o tratamento. No primeiro dia, me disseram que precisava de uma autorização do plano, mas que não poderia fazer naquele dia, pois o meu plano não funciona dia de segunda-feira e disse que eu voltasse lá no dia seguinte que eles conseguiriam a autorização.

Segundo o recepcionista, o procedimento é simples e não muito caro. Perguntei o preço, pois se fosse realmente barato, eu estava disposto a pagar para me livrar da dor. Só que custa quase 100 reais e não achei justo pagar. Se fosse coisa de 20, 30 reais abriria a carteira na mesma hora. Deixei o hospital xingando meu plano de saúde todo e querendo jogar uma bomba quando o presidente estivesse lá dentro.

Quando chego em casa, relato o caso para meus pais que falaram. “Eles te enrolaram. O plano de saúde só funciona segunda, quarta e sexta. Amanhã é que eles não funcionam”, me dando uma notícia acalentadora.

Passei mais uma noite tendo que dormir com o ouvido doendo, só podendo deitar em uma posição. Hoje levantei mal humorado, mas contando as horas para voltar ao hospital realizar o procedimento e acabar com esse grande incômodo. Ledo engano. Cheguei ao hospital entreguei minha documentação e a requisição do procedimento. Novamente, o entrave da autorização frustrou o meu sonho de não sentir mais dor. Dessa vez, se eu insistisse em conseguir a autorização, só poderia marcar o procedimento para sexta-feira. Ótima notícia não?

No país como o Brasil, em que pagamos duas vezes pela saúde e mesmo assim não temos acesso a ela, feliz é aquele que tem médico na família. E se a sua família não tem, trate arranjar um par que seja. Minha namorada é médica, assim como a família dela, inclusive meu sogro é otorrino. Ela falou com o pai dela, que me disse que eu só precisaria comprar uma seringa de 20 ml que ele fazia o procedimento.

No meu caso, é uma simples dor de ouvido, provocado pelo excesso de cera, sujeira. Imagine se a vida de uma pessoa dependesse de uma autorização? Será que quando o plano de saúde autorizasse o procedimento, ela ainda estaria viva?

Nenhum comentário: