sexta-feira, 9 de novembro de 2012

ACELERA, SALVADOR!


Em meio às figuras do  ministro do esporte, Aldo Rebelo, de José Maria Marin, presidente do COL (Comitê Organizador Local), da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), e do ex-atacante Ronaldo, que também é integrante do COL, a FIFA confirmou ontem (8) as seis cidades sedes da Copa das Confederações, que acontece em 2013. O evento aconteceu no Museu do Futebol, em São Paulo. Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife e Salvador sediarão o evento que deve acontecer entre os dias 15 e 30 de junho de 2013. Como boa baiana e moradora da cidade de Salvador, falarei mais a frente sobre a situação da capital soteropolitana para receber esse grandioso evento que antecede o mundial de 2014.

Desde que o Brasil foi escolhido como sede da Copa do Mundo de 2014 e que junto com esse evento vem enraizado a Copa das Confederações, que acontece sempre um ano antes do mundial, os brasileiros foram inundados por sentimentos diversos. A alegria, o entusiasmo, o orgulho de receber esse grande evento se misturaram aos sentimentos de medo, preocupação, desconfiança e insegurança de que conseguiríamos preparar tudo a tempo dessa competição que é uma grande vitrine para o país que a sedia.


Não basta construir ou reformar estádios. É claro que sem eles a competição não existe, mas muitas outras coisas precisam ser feitas para que tudo aconteça na mais perfeita ordem e paz. As cidades que recebem os jogos precisam de todo um preparo, de uma boa estrutura, e não falo só de melhora nas vias de acesso ao estádio, ou em hotéis que atendam bem e supram as necessidades de quem precisa deles durante o evento, mas falo que o povo de cada cidade precisa ser preparado para receber quem vem de fora. 

Como uma grande fã do esporte e apaixonada por futebol, me alegro do Brasil estar recebendo esses dois grandes eventos do mundo da bola. E me alegro ainda mais em saber que Salvador fará parte dos dois. Mas ao mesmo tempo tenho medo. A cidade ainda não está preparada, falta muito para estarmos 100%. As obras da Nova Arena Fonte Nova não me preocupam, elas estão dentro do prazo  e seguem em um bom ritmo. Dentro em breve teremos o nosso grande palco do futebol de volta. Mas e o resto da cidade? Salvador vive tempos de caos.

Como vamos recepcionar pessoas vindas dos mais diversos lugares do mundo nessa cidade tão "debilitada"? Desse jeito não dá? Mesmo faltando menos de um ano ainda tem tempo para se fazer algo. Basta que as autoridades responsáveis "queiram". No ínicio de 2013 a cidade terá sua liderança municipal alterada, espero que as divergências com os governos estadual e federal sejam colocadas de lado e JUNTOS eles possam levar Salvador ao progresso. SOMOS UM SÓ TIME, O TIME DE QUEM QUER VER ESSA CIDADE MELHOR. Se isso acontecer, já poderemos ver os reflexos durante a Copa das Confederações.

Mais do que esses dois eventos do futebol que vão acontecer, os baianos, os brasileiros, anseiam pelos legados que eles deixarão. Sei que em tese não deveríamos esperar por eventos como esse para que tenhamos nossas cidades melhoradas, mas já que eles existem, que tiremos proveito disso. 
ACELERA, SALVADOR!


Nenhum comentário: