terça-feira, 6 de novembro de 2012

FÓRMULA MALUCA


A Fórmula 1 atual está bastante interessante. Primeiro, não existe mais aquela coisa de “ah, mas na época de Senna era mais difícil, porque tinha Prost, Mansell, Piquet e companhia”. No grid atual, temos excelentes pilotos e vários campeões. Mas não vou me ater a este detalhe de quem já foi e quem não foi campeão, quem é bom e quem é ruim. Os três pilotos do pódio retratam bem algumas características curiosas de cada um. Um adendo para situá-los. O meninão do lado direito é o líder do campeonato Sebastian Vettel, o sisudo do meio é Kimi Raikkonen, que venceu a corrida de Abu Dhabi e o de vermelho é Fernando Alonso, vice-líder do campeonato.

Pódio do GP de Abu Dhabi 2012


Alonso, também conhecido como El Fodón de Las Astúrias, por ser espanhol e disputar o título dirigindo uma carroça que a Ferrari chama de carro, está de cara fechada na foto, porque viu o único fio de esperança do tricampeonato ir por água abaixo com o belíssimo terceiro lugar do alemão. Vettel foi punido depois do treino oficial e teve que largar em último. Ele está de cara fechada agora, porque está perdendo o campeonato, mas no semestre passado esbanjava bom humor, atenção, alegria. Essa foto(ao lado) é antiga dos tempos em que o espanhol era da Renault, talvez tenha sido até antes do primeiro título mundial dele, mas achei muito bonita.

Ah, El Fodon é o que não deve ter piscado (o que não olhou pra foto, pros desavisados).

Tião, tradução em português do apelido de Sebastian, é um garotão que está na Fórmula 1 se divertindo, por ser amante da velocidade e de carros. Todos os carros dele são batizados por um nome feminino. Vou abrir um parêntese e contar uma historinha. Em 2009, ele chamou o carro de Kate. Só que a Red Bull resolveu fazer outro carro. Tião então chamou o carro novo de irmã safada da Kate. Em 2010, vieram Liz Deliciosa, depois Mandy Fogosa. Kylie Perversa veio em 2011 e a desse ano é Abbey. É por aí vai a relação dele com os carros, a mesma de uma criança que batiza seus brinquedos

Pois bem, Tião é aquele moleque veloz, que adora ganhar e que quando vence comemora mesmo a vitória e escalda (faz gozação) com os outros. Na foto ele aparece dando um banho de champagne no El Fodón, porque sabe que o campeonato está praticamente decidido e o tricampeon\ato, que na primeira metade da temporada indicava que iria para o espanhol, agora vai pra coleção dele. Ele deve ser aquele guri gente boa que você sabe que não faz mal a ninguém e só ta ali pra brincar. Por isso que Alonso não vira e dá uma garrafada nele.

Já o Raikkonen é fantástico como personagem e como piloto. Campeão em 2007, o finlandês largou a Fórmula 1 porque encheu o saco das formalidades que a categoria mais importante do automobilismo impõe. Empurrou 2008 e 2009 com a barriga, não renovou o contrato e foi correr na terra, no campeonato de rali. Neste ano resolveu voltar. Uma escuderia boa, a Lotus, lhe ofereceu um contrato e o homem de gelo largou o copo de vodka e o iate pra vestir o macacão e correr. O curioso dessa vitória dele foi a forma ele tratou o engenheiro de corrida, pelo rádio. Um bom tempo depois de ter ouvido uma instrução do cara, Kimi soltou um “Me deixe em paz, eu sei o que estou fazendo”. Mais tarde, o engenheiro falou para ele cuidar dos pneus e o iceman responde “É o que estou fazendo desde o começo da corrida, você não tem de me lembrar disso o tempo todo”.  Eis um cara que não se importa com nada, apenas em ser feliz e fazer o que gosta. Para você que fez Enem nesse final de semana e vai escolher a profissão no final do ano, lembre-se disso. O importante é ser feliz fazendo o que realmente gosta.




Nenhum comentário: