segunda-feira, 5 de novembro de 2012

FÃ E FAMOSO: INTIMIDADE FAKE


Cada vez mais aparecem notícias de fãs insanos de artistas, músicos e jogadores de futebol, fazendo loucuras para chegar perto ou homenagear seu grande ídolo. Dentre vários casos, posso citar a louca que tatuou “Neymar” no lábio, a mulher que saiu de outra cidade e foi para frente do prédio de Ivete Sangalo implorar para morar com ela ou ainda os fãs que dormem na rua durante dias, para não sair da fila de um show. Vamos refletir hoje sobre a causa dessas atitudes.

À medida que alguém se torna mais conhecido, sua história se torna de conhecimento público, além de que a cada passo dado, essas pessoas têm suas fotos publicadas nos Ego’s. Assim sendo, sabendo quem é o artista, admirando o seu trabalho, conhecendo toda sua história, já que viu sua família inteira no Arquivo Confidencial, e ainda ao saber, diariamente na internet, por quais locais o artista passou, como não se sentir intimo?

Fila e acampamento no show de Justin  Bieber no RJ
Foto: Márcio Luiz Rosa - Agência O Globo

Tudo começa ainda na infância, as imagens de pessoas que apenas são conhecidas, são veiculadas de modo que lhes torna semideuses, transmitindo gradativamente a ideia de que tudo aquilo é normal e que seu trabalho bem feito justifica o trono, a capa e a coroa. Durante a adolescência o fanatismo tende a crescer ainda mais. Assim surgem as pequenas loucuras ou até mesmo fatos como os citados no começo.


Além disso, existem alguns pontos nessa relação fã e famoso que me preocupam, pontuei eles a seguir:

- Essa relação é falsa. O artista até tem dimensão do que os fãs fazem, mas cada caso é único e tem pessoas dando a vida por esses artistas, e talvez quando cair a ficha do tempo perdido e das loucuras feitas seja tarde. Poucas vezes vi artistas pedirem para as pessoas se conterem, eles raramente se mostram como apenas mais um cidadão, sem ser melhor que ninguém. Existem personalidades que por conta disso terminam se colocando como melhores que todo mundo.

- Existem artistas que fazem um belo trabalho e que não gostam de toda essa mídia em cima,  e por isso se afastam. Como exemplos, posso citar Walmor Chagas e Ana Paula Arósio.

- Alguns grandes veículos de comunicação vêm rendendo-se a esse tipo de notícias, deixando de abordar conteúdos de verdadeiro interesse público, para informar que um famoso foi a padaria e leu um jornal.

- Muitos fãs passam a consumir determinado produto apenas por conta do artista que faz a propaganda de produto, correndo risco de comprar algo sem qualidade, gastar dinheiro que não pode, dentre outras coisas.

- Algumas personalidades deixam de expor seu conhecimento e sua experiência, devido ao fato de a relação com os fãs ter maior destaque na pauta dos programas de TV.

- O Jornalismo Cultural, que é uma grande ferramenta para valorização da cultura, é confundido com ação de paparazzi e informações inúteis.

- Com a “necessidade” de postar tudo que acontece nas redes sociais, as pessoas, ao finalmente se encontrarem com o artista que tanto admiram, dão mais atenção a foto que trocar uma ideia com o artista, mesmo que rapidamente. Recentemente vi uma entrevista de Denise Fraga, e ela contou que certa vez uma moça foi tirar foto com ela e só lhe olhou para pedir a foto, fez a imagem e que depois nem se despediu.

Certamente existem outros pontos que poderiam ser citados, mas vou parar por aqui, propondo que repensemos quem admiramos, se há exagero nas demonstrações de carinho e se o tempo que gastamos com olhares voltados para essas pessoas vale realmente a pena.




Nenhum comentário: