segunda-feira, 29 de abril de 2013

REI DO POP NO CORAÇÃO DO SAMBA REGGAE


Mesmo tendo uma história secular, importante para história do Brasil, um dos grandes momentos do Pelourinho foi num sábado de 1996. Assim como acontecia com Olodum e suas músicas, mais um protesto era gravado ali, dessa vez em forma de clipe. Todavia, o samba reggae, criado por Neguinho do Samba, abria espaço para o Rei do Pop, Michael Jackson, gravar 'They Don’t Care About Us'. A música fala sobre problemas sociais e o descaso dos governantes para com os menos favorecidos. Para a produção, o Brasil era o cenário perfeito.

Cenário em 1996, prédio do antigo Cartório do Passo,
hoje é loja repleta de artigos de Michael Jackson e
Olodum. Imagens esquerda: MJJ Productions Inc.
Foto direita: Lucas Coutinho
No dia anterior a aparição de Michael, sob direção de Spike Lee, o som do Olodum já tocava para a gravação, em frente à Fundação Casa de Jorge Amado e na Rua Gregório de Mattos, que dá acesso à sede do bloco afro.

Mas foi no sábado, num horário que não havia sido avisado previamente, que chegou a estrela da festa.  Para ele, que ficou hospedado no Campo Grande, já estava pronta toda uma estrutura, inclusive com lona colocada em casarões, para protegê-lo do sol.

No prédio onde Michael aparece da sacada, funcionava o antigo Cartório do Passo. Desativado, o espaço hoje é ocupado pelo vendedor Carlos Alberto, 50 anos, que deixa os visitantes subirem até a sacada, em compras a partir de dois reais. Especialista em “They Don’t Care About Us”, ele conta tudo com riqueza de detalhes, como por exemplo, que a mulher que driblou a policia para abraçar Michael, era uma camareira de um Hotel no Pelourinho.

Carlos Alberto mostra com orgulho 
o clipe em que Michael Jackson
usou como cenário o prédio onde
hoje está sua loja.
Sua loja é repleta de artigos de Michael Jackson e o clipe passa o tempo inteiro em sua TV, mas nem sempre foi assim. Ele conta que ao abrir a loja em dezembro de 2008, o rei do pop não tinha demanda suficiente para ser o destaque da loja. Com a morte de Michael em junho de 2009, as coisas mudaram: “Você pode nem ser fã, mas sendo do Brasil ou de fora, notando que o Michael passou aqui, que existem produtos e o clipe mostrando que ele esteve neste local, existe interesse", contou.

Para o Olodum a visita de Michael também foi épica. O grupo, que já vinha crescendo no cenário internacional após show junto com Paul Simon no Central Park(Nova York) para 750 mil pessoas, ganhou ainda mais visibilidade no mundo. E claro, os reflexos também vieram no próprio Pelourinho: Após Jackson vestir a camisa do Olodum, essa se tornou a mais vendida, superando outras com desenhos do Pelourinho e a frase ‘Lembrança da Bahia’. Não foi um sábado qualquer.

Reveja o clipe:


Um comentário:

Mari disse...

Que legal!
Achei muito interessante a matéria sobre o saudoso Michael.