quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA 2012 - por Lorena Dias


O som distante dos fogos de artifício surge, anunciando o novo ano que acabara de chegar. Ela olhou ao seu redor e observou as pessoas queridas se abraçando e desejando tudo de melhor umas às outras. Durante o primeiro mês do ano aproveitou as férias da faculdade ao lado da sua família e amigos. Com muito tempo ocioso, dividiu seu tempo entre os livros e a televisão. Acabou acompanhando o caso do participante de reality show que foi expulso do programa após um possível estupro. Ela observou enquanto a emissora envolvida tentava “abafar o caso”, a medida que as outras emissoras exploravam o assunto em busca de audiência. Achou um absurdo toda a situação, mas o que ela menos gostou foi de se tornar uma daquelas pessoas que acompanhavam programas de fofoca.

Até que as férias finalmente acabaram e ela pode voltar à faculdade para o início de um novo semestre. No entanto, pouco tempo depois ela é obrigada a paralisar seus estudos, devido a greve da polícia militar, que durou 12 dias e fez com que ela e tantas outras pessoas se recusassem a sair de casa por causa da falta de segurança. Ela acompanha atentamente toda a situação, não só como cidadã, mas também como uma estudante de jornalismo, observando os efeitos da paralisação dos policiais através das reportagens e comentários nas redes sociais. Apesar de compreender os motivos que levaram esses servidores públicos a paralisarem suas atividades, ela se sente aliviada quando a greve é
 finalizada.

Mas é só depois do carnaval que tudo na sua vida ganha ritmo. Os estudos, os passeios com os amigos. Uma palestra com um dos jornalistas mais conceituados na Bahia, Jefferson Beltrão, uma reportagem sobre um esporte antes desconhecido, o Rugby, uma entrevista com um jogador de futebol, Anselmo Ramon, um bate-papo com um artista russo nos bastidores de um dos maiores circos da América Latina, o Circo Tihany, uma visita ao estúdio da rádio CBN e à redação do jornal Correio. Todos esses acontecimentos acompanhados de mais duas greves, dos rodoviários e dos professores. A primeira, que durou apenas 4 dias, atingiu de forma direta a vida dela, enquanto a segunda, apesar de não ter modificado sua rotina, durou 115 dias e causou transtornos na vida de estudantes, pais e, principalmente, dos próprios professores.

Antes de iniciar mais um semestre naquele ano, ela decide que já é momento de viver na prática algumas das teorias que aprendeu na faculdade e vai em busca de um estágio. Em pouco tempo consegue o objetivo desejado e através dele conquista diversas experiências. Fotografa pilotos participando de uma corrida dentro de uma pista de cross country, entrevista um delegado logo após uma rebelião na carceragem da delegacia e ver com seus próprios olhos a destruição causada pelo fogo que fora provocado pelos presos. Ela também participa da cobertura das eleições municipais em três cidades da região metropolitana, da cobertura fotográfica de um campeonato de boxe e de um evento de taekwondo.

Quando parava para analisar, assustava-se ao notar como o tempo estava passando rápido e se impressionava com a quantidade de coisas que aconteciam em um tempo aparentemente curto. Mas o tempo não parava, e de repente um outro ano começava a surgir. E quanto mais próximo o ano seguinte ficava, mais ela pensava na quantidade de coisas que ainda tem vontade de realizar. Depois de um ano com um saldo positivo de novas experiências, ela agradecia por todas as suas conquistas enquanto aguardava o barulho dos fogos de artifício e as pessoas ao seu redor desejando tudo de melhor para o ano novo que está por vir.



Um comentário:

Anônimo disse...

Filha, parabéns! Graças a Deus o ano de 2012 foi produtivo e brilhante para você, principalmente na sua carreira, que estará inciando em breve. Espero que tenha a firmeza para ultrapassar os obstáculos de 2013, a brandura para acalentar os mais difíceis ou (im)possíveis, mas que tenha, acima de tudo, amor no coração para saber perdoar e saúde para viver os desejos realizados.
Beijos do seu pai que te ama muito.
Camilo Uzêda