quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

VIVA O HOJE COMO SE FOSSE SEU ÚLTIMO DIA


O pequeno Oscar cursava a 3º série do ensino fundamental e como sempre foi apaixonado por futebol, sua mãe deu-lhe um presente muito cobiçado: Placar Especial Guia 1998, Copa do Mundo da França. Aquele exemplar, que hoje é raríssimo, foi a primeira revista da sua coleção. A revista era especial porque tinha a fotografia dos seus grandes ídolos, a Copa do Mundo daquele ano era a sua minha primeira como espectador. Na contracapa estava à dedicatória da sua querida mãe, com sua inconfundível letra esparramada.

Era o último dia de aula antes das férias de junho, festa de São João e para a tristeza de Oscar, era a despedida de Heloísa, ela iria morar em Londres. Aquela garota era mais do que sua colega de classe, mais do que sua confidente, mais do que uma menina que adorava falar sobre futebol, era o seu primeiro grande amor, ela era perfeita. Seu frágil coração sangrava em lembrar que o amor da sua vida iria partir, sabe-se lá o que seria dele.

Depois da festinha, ele subiu as escadas e foi até o armário que ficava dentro da sala de aula. Reuniu os livros, os objetos escolares e a revista antes da despedida. Mas onde estava A Placar? Onde? Será que algum colega a furtara? Como apareceria em casa sem ela? Pensou logo em avisar a diretora sobre o delito, quando caminhando entre as carteiras, viu a lombada da revista, bem escondida embaixo de uma pasta escolar. Mas peraí... Era naquela carteira que a sua adorada Heloísa sentava-se todos os dias. Heloísa, o seu grande amor, a primeira em aplicação e comportamento, o exemplo a ser seguido, a de melhor condição financeira entre todos os alunos.

Oscar não sabia o que fazer, desmascarar aquela que ele idolatrava em uma despedida ou recuperar sua revista? Ele hesitou em delatar o amor da sua vida, ninguém entenderia nada, os dois eram muito próximos. Sem contar a ninguém o que tinha acontecido, ele pegou o exemplar, guardou em sua mochila e desceu as escadas.

Na hora da despedida, o garoto segurou as lágrimas e sem encarar Heloísa, naquele que poderia ser o último encontro entre eles, balbuciou um “boa viagem”. Mal conseguiu retribuir o abraço.

Chegando em casa, Oscar trancou-se no quarto e em um misto de decepção e já muita saudade, chorava copiosamente. Ele amargava sua primeira grande decepção. Sua mãe insistiu para que ele fosse ao aeroporto despedir-se de Heloísa, mas seu coração amargurado não o permitiu. Durante muito tempo, Heloisa ligou para Oscar convidando-o a ir até Londres, mas ele ignorava o convite e as raras oportunidades de conversar com ela.

Sempre que um rumo de uma conversa levava às grandes decepções, aos enganos de falsas amizades e grandes amores, ele contava a quem quisesse ouvir sobre o que Heloísa tinha feito.
- Não fale dela assim – advertia-o sempre sua mãe
-Por que não? Pegou minha revista!
-Mas quando pegou sua revista era uma criança, perdoe ela.

O tempo passou. Um dia Oscar trocou de endereço e durante a mudança alguns livros e revistas despencaram de uma estante improvisada. Uma delas Placar Especial Guia 1998, Copa do Mundo da França. Havia quantos anos que não a abria? Lembrou da dedicatória de sua mãe, procurou na página de rosto, mas não a encontrou. Será que o tempo tinha apagado? Na página seguinte a contracapa havia uma dedicatória, só que Oscar não reconheceu aquela caligrafia que dizia: “A minha futura jornalista esportiva Heloísa, com todo amor e carinho de seu pai.”

Confesso que não acredito que o mundo acabará em 21 de dezembro de 2012, por isso sugiro a você, que assim como Oscar, nutre qualquer tipo de mágoa, rancor, abstraia esse sentimento que amargura o seu coração e lembre-se que por várias vezes “vencemos” as previsões do final da odisséia terrestre, como Nostradamus, 06/06/06, entre outras. Agora foi o calendário Maia, pode não haver uma outra oportunidade. Por isso, viva sempre como se fosse o último dia na terra, como se todos os dias seguintes fossem sempre 21 de dezembro de 2012. Perdoe aquele a quem você pensa ter lhe feito mal ou até que tenha lhe feito. Talvez olhando com cuidado, perceba que haverá uma dedicatória para cada adversidade da vida. Lembre-se que a coisa mais divina que há no mundo é viver intensamente cada segundo da vida como nunca mais.

Nenhum comentário: