terça-feira, 25 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA 2012 - por Leandro Aragão

O BOM ANO DE 2012

Dois mil e doze sorriu pra mim. Tive um bom ano tanto no lado pessoal, quanto no profissional. Tive também uma grata surpresa. Descobri o prazer pela corrida aeróbica ao ar livre. Por favor não me peça para correr 5 minutos numa esteira ou 1 volta numa pracinha de 500 m que eu não agüento. Mas se for pra correr 8km numa avenida a beira mar, seu pedido será prontamente atendido por mim.

Meu cenário predileto é a orla de Salvador. Meu trajeto compreende entre o final de Amaralina até Armação, no início do Aeroclube. Por falar em orla, começarei minha retrospectiva de 2012 com uma bronca no prefeito João Henrique. Como ele abandonou a ciade neste ano! Há muito tempo que a população não reclama tanto dos problemas de Salvador. Por exemplo, a orla está acabada com um aspecto horrível, esgoto exalando uma grande fedentina. Para praticar exercícios, as pessoas tem ficar olhando para o chão por causa dos buracos. Além disso, há muito lixo pelo chão e muitos pontos estão sem luz. ACM Neto, que venceu as eleições neste ano e assumirá a administração da cidade nos próximos dias, terá muito trabalho pela frente.

O ano não foi bom apenas para mim. Foi bom também para os torcedores do Bahia, do São Paulo, do Vitória e do Corinthians. Cito apenas esses quatro, pois são os que estão mais presentes na minha vida. O São Paulo, meu time de coração, quebrou o jejum de títulos de 4 anos, com a conquista, no apagar das luzes, da Copa Sul-Americana. O Bahia, time que tenho muito carinho, também quebrou o seu jejum de dez anos sem títulos. O tricolor baiano conquistou o Campeonato Baiano na final contra o arqui-rival Vitória. Mas o time rubro-negro também teve o que comemorar neste ano 2012, ao conseguir o acesso a Série A. Além disso, a nova Fonte Nova terá uma inauguração honrosa em 2013, sediando o primeiro Ba-Vi na primeira divisão depois de nove anos. Já o Corinthians finalmente conquistou os títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes (aquele em 2000 foi uma brincadeirinha de verdade promovida e contada pela FIFA).

Dois mil e doze também viu o UFC se tornar uma nova modinha. Me impressionou ver os bares lotados de gente para acompanhar a briga entre Anderson Silva e Chael Sonnen. Aliás, virei fã do americano por ser um atleta a moda antiga, daqueles provocadores que fogem do discurso 100% politicamente correto. Por exemplo, antes dessa luta depois de inúmeras provocações Anderson Silva explodiu de irritação e disse que ia acabar com Chael. A resposta do americano foi sensacional, ao dizer que Anderson só disse que ia destruir ele, mas não falou em ganhar a luta. Então ele concluiu que ia sair do Octógono acabado, mas com o cinturão na mão.

Falando em eventos da mídia que lotaram os bares em 2012, não posso deixar de citar o último capítulo de Avenida Brasil. No trajeto do trabalho para casa (na época meu horário era até as 22h), vi os bares cheios e as televisões e telões sintonizadas no desfecho da trama de Carminha, Nina e companhia.

Se a Seleção Brasileira de futebol não deu nenhuma alegria em 2012, o Poder Judiciário colocou um sorriso no rosto dos brasileiros e uma esperança na luta contra a corrupção. O julgamento mensalão cortou várias cabeças envolvidas no esquema, inclusive a de José Dirceu, o mentor da organização criminosa. Em 2013 devemos vê-los algemados e atrás das grades.

No campo pessoal, destaco também o convite feito por Lucas Coutinho para integrar o time de colunistas deste blog. Eu tenho outros dois blogs (Nove do Quinto e Nove do Quinto Esporte), mas parei de escrever por falta de motivação, preguiça e os contra-tempos da vida. Aqui me obrigo a entregar o meu texto no dia certo. As vezes atraso no horário por causa do corre-corre de conciliar dois trabalhos, faculdade e namorada.

Vou ficar por aqui. Pincelei alguns dos fatos que mais me chamaram atenção. As vezes não dá pra incluir todos por causa do volume de acontecimentos no ano e consequentemente, a memória nos trai. Como disse o escritor francês Marcel Proust, “Nossa memória e nosso coração não são bastante grandes para poderem ser fiéis”.

Me despeço deste espaço neste ano de 2012, desejando um Feliz Ano Novo a todos! Estarei de volta no dia 15/01. Um abraço a todos!




Nenhum comentário: