sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA 2012 – por Liliane Sena


Mais um ano e etapa de vida vai se finalizando. Em 2012 vi e vivi muitas coisas. Na minha retrospectiva vou tentar dividir em duas. Primeiro vou citar e relembrar fatos que agora ocorrem em minha mente, e se isso acontece, é porque me marcaram. Em seguida, falarei mais sobre mim e o que 2012 me aportou e ensinou. Vamos lá!

Esse ano foi um ano e tanto hein ? Quanta coisa aconteceu. As greves de professores e polícia assustaram os baianos. Com a da polícia, ficamos apreensivos e sem reação. Já a dos professores, gerou revolta e indignação. A que ponto chegamos...

SECA: O Nordeste viveu a pior
 estiagem em décadas
A seca foi um fator preocupante para os nordestinos em 2012. Ainda tem lugares que não se recuperaram dessa terrível fase vivida nesse ano. Mandai ajuda e chuva para os que ainda precisam se reerguer.

O Brasil parou com a novela de João Emanuel Carneiro. Avenida Brasil mobilizou os brasileiros de uma forma nunca vista anteriormente. Carminha foi uma vilã amada, o Divino Futebol Clube teve os homens mais desejados do país e Suellen virou tendência. Resultado de tudo isso...a novela foi o assunto mais comentado do twitter no Brasil em 2012.

Irmãos Falcão ao lado da
presidenta Dilma Rousseff
As olimpíadas de Londres teve um misto de alegria e decepção. Sara Menezes, os irmãos Esquiva e Yamaguchi Falcão, Arthur Zanetti, as meninas do vôlei de quadra fizeram brasileiros vibrarem e se emocionarem. Enquanto isso, os homens do futebol e vôlei masculino de quadra amarguraram os corações verde e amarelos. Mas é isso mesmo, nem sempre é possível vencer. Agora é focar na preparação paro o Rio 2016.

Duas eleições marcantes mexeram com o ano de 2012. A continuidade de Obama como presidente dos Estados Unidos foi mais um marco para os norte americanos. E o Ba-Vi que virou a eleição de Salvador movimentou a cidade. A partir de 1 de janeiro de 2013 os soteropolitanos já querem mudança. Salvador precisa voltar a crescer. Ainda na política, o julgamento do mensalão também foi algo de relevante importância, o definiria como histórico.

Da zona de rebaixamento à canarinho,
Felipão saiu do Palmeiras e pouco
 tempo depois assumiu a seleção.
No futebol, O Fluminense foi o Campeão Brasileiro, o Palmeiras, que foi rebaixado para a série B, foi campeão da Copa do Brasil e o Corinthians conseguiu a façanha de vencer a Libertadores e o Mundial de Clubes. O Bando de Loucos foi à loucura. Parabéns aos campeões. Na Seleção Brasileira, o fim de ano no Ranking Fifa foi o pior da história, um amargo 18 ° lugar. Além disso, Mano Menezes foi destituído do cargo de técnico do Brasil e Luiz Felipe Scolari voltou ao comando da seleção dez anos depois de ter conquistado o penta. Os amantes da seleção esperam um 2013 melhor. Boa sorte, Felipão e equipe!

2012 também foi marcado por perdas. E eu diria que elas foram grandes. Esse ano nos despedimos da inteligência de Millôr Fernandes, do humor de Chico Anísio, da alegria de Hebe Camargo, da competência de Marcos Paulo, dos traços de Oscar Niemeyer e a mais recente da doçura e elegância de Dona Canô. Foi um 2012 choroso nesse sentido. Grandes nomes se foram, mas seus legados ficaram e sempre serão lembrados.

O ano de 2012 para mim – APRENDIZADO

Com toda certeza esse foi um ano de amadurecimento, principalmente no quesito profissional. Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a Lucas pelo convite para fazer parte do Opinião Pro Mundo, estou amando a experiência e a liberdade para me expressar. Aos meus colegas de blog também agradeço por terem confiado no projeto e embarcarem junto nesse sonho concretizado. Ainda temos muito caminho a percorrer.

Em segundo lugar, mas não menos importante, gostaria de agradecer ao Grupo Metrópole por ter me proporcionado a minha primeira experiência profissional. Nesses cinco meses de casa aprendi muito. Com certeza estou levando comigo conhecimento e bagagem para toda a vida. Há uma semana decidi sair de lá, não por não gostar, mas sim por estar a procura de novos desafios. Mas não poderia deixar de agradecer a confiança depositada em mim durante esse tempo em que fiz parte da produção do Jornal da Metrópole. João, Larissa, Felipe, Adalton e Clarissa me fizeram ver que existem sim jornalistas comprometidos e capacitados para levarem adiante as notícias da nossa terra. Vocês pra mim hoje são pessoas em que vou me espelhar. Parabéns pelos jornalistas que são e serei eternamente grata por vocês terem me dado todo apoio e suporte para estagiar na empresa. Como o caminho do jornalismo é uma incógnita, digo a vocês um: até breve!

Esse é o meu último post aqui no Opinião esse ano, e por isso quero desejar a todos um Feliz Ano Novo! Muito obrigada pela companhia de vocês durante esses primeiros meses de blog, continuem ligados aqui em 2013. Entraremos de férias hoje, mas dia 14 de janeiro estamos voltando com tudo. Vamos renovar as energias para buscar um 2013 de muita paz, saúde, amor, realizações e sucesso. Até mais, leitores do Opinião pro Mundo! ;)

Nenhum comentário: