sexta-feira, 21 de setembro de 2012

DEVOLVAM A SELEÇÃO

Acordar cedo, pintar o rosto, preparar o apito, ligar a tv e não desgrudar de nenhum dos 90 minutos jogados em campo. Que saudade de ter essa disposição para assistir aos jogos da SELEÇÃO BRASILEIRA MASCULINA DE FUTEBOL. Saudade de todo o ritual que envolve o dia de jogo do Brasil, da casa cheia e da empolgação de poder ver os craques em campo JOGANDO FUTEBOL. Mas, não vou dizer que é só na era Mano Menezes, porque não é, isso vem de tempo, está faltando...está faltando...está faltando: TUDO NA SELEÇÃO BRASILEIRA!!!


O time não convence, o técnico e sua comissão também não e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) muito menos. Não vamos ser injustos de só culpar Mano Menezes por todos os problemas da seleção. Há muita coisa por baixo desse pano verde e amarelo. Muitos jogos de interesses que estão fazendo do futebol não mais "O futebol", mas sim, um mercado mercenário e sem compromisso nenhum com o esporte favorito dos brasileiros e sobretudo, com a torcida apaixonada que ele tem.

Precisamos que os jogadores e demais profissionais envolvidos com o time tenham orgulho e honrem a camisa canarinho. É necessário resgatar no torcedor brasileiro a expectativa positiva e contagiante de assisitr aos jogos. A confiança do torcedor tem que ser reconquistada passo a passo. Afinal, estamos muito descrentes de até que ponto esse time pode ir. Em 2012, chegamos a ocupar a pior posição da nossa história no ranking de seleções da Fifa, amargamos um 13° lugar.

Nosso país tem futebol, jogadores e profissionais gabaritados. Basta que todos eles estejam reunidos em um mesmo momento e com um só objetivo: A SELEÇÃO BRASILEIRA. Falta um camisa 1 que transmita segurança no gol do Brasil, uma defesa consolidada, um meio de campo articulado, pra frente, e uma referência de confiança no ataque. Vale lembrar que Neymar realmente é um jogador espetacular, mas não joga sozinho, precisa de um bom time ali junto com ele e de um comandante de pulso. O menino da Vila sem dúvida nenhuma é a nossa grande expectativa para 2014, mas ele sozinho não ganha Copa alguma.

Mano Menezes não é um técnico ruim, apenas não tem perfil para comandar uma seleção que disputará o mundial de 2014 em casa. É muita pressão. Ele se encaixa mais no ramo de treinar times mesmo, como foi sua bem sucedida passagem pelo Corinthians. Desde que foi anunciada a demissão de Dunga o nome que sempre veio na minha cabeça, e creio eu que na de muitas outras pessoas, para ser o técnico da seleção era Felipão. Campanhas extensivas tem sido feitas até hoje para que o comandante da seleção que foi pentacampeã em 2002 volte a treinar o Brasil. Realmente, Luiz Felipe Scolari é a cara da Seleção Brasileira, mas acho muito difícil que seu temperamento e forma de trabalho concilie e conviva bem com aqueles que fazem parte da CBF. O que é uma pena.

Meu grande medo é saber que daqui a menos de dois anos estará acontecendo no Brasil o maior evento do futebol, a Copa do Mundo, e a nossa seleção nem de longe é o melhor que  a sua torcida merece. Não queremos passar vergonha. Acho justo pelo menos termos um time aos pés dessa torcida apaixonada. Queremos voltar a sorrir. Queremos a NOSSA SELEÇÃO BRASILEIRA DE VOLTA. Queremos voltar a pintar com orgulho o nosso rosto e quem sabe, poder soltar esse grito em 2014: “ACABOUUUUU, ACABOUUUUUUU...É HEXAAA!!!! É HEXAAA!!!”. Vamos lá Brasil, eu juro que QUERO CONFIAR EM VOCÊ. #RUMOAOHEXACAMPEONATO

3 comentários:

Jorge disse...

Muito bom texto, Lili. Não tem uma semana que discuti sobre o mesmo assunto. Há muito não se vê uma seleção aguerrida, que de fato vista a camisa e honre o valor que ela tem. Mais uma vez parabéns pelo texto e pelo blog!

Willia Trevizano disse...

Concordo em todos os sentidos, gêneros e graus com seu ponto de vista.
Comemoramos 10 anos da conquista do penta, muita coisa mudou de lá para cá, principalmente a estima que o brasileiro tem para com sua amada seleção, aquela a qual sempre foi motivo de orgulho, talvez a unica coisa que conseguia trazer alegria e satisfação, a todos, sem distinção de cor, raça ou perfil social. Mas hoje em dia, o que ainda motiva o brasileiro ligar a TV e assistir um jogo da sua seleção, é o sentimento de esperança, de melhora, pois no fundo, bem lá no fundo, ainda temos a esperança por dias melhores.
Parabéns Lili, o texto está fantástico! Tem futuro essa menina!

Paulo Leandro disse...

Muito oportuna sua abordagem, minha querida. E se formos recuar no tempo, acrescento: banalizamos a camisa da Seleção de tal forma que não se tem mais aquela distinção, aquele apego, aquela admiração por quem a veste. Façamos uma retrospectiva para constatar, pasmos, quantos medíocres hoje usam o manto que foi de Garrincha. Provavelmente, por impacto de outros interesses que não os desportivos. Aquele desenho do cabo de guerra, que usamos em teorias do jornalismo, serve também para uma melhor compreensão do espaço social esportivo. É só trocar os times em luta para puxar pelos seus interesses. Forte abraço e parabéns pelo texto, tão consistente que pareceu-me até uma veterana! Gostaria de pedir autorização para compartilhar esta produção no endereço www.portalesportivo.com.br