segunda-feira, 13 de maio de 2013

PASSOS HISTÓRICOS DE ALEX FERGUSON


Um senhor escocês, de 72 anos, caminha pela 1499ª vez em direção ao seu local de trabalho dos últimos 27 anos. Essa aparente rotina quebra-se quando informo que este senhor é treinador de um dos principais clubes do mundo, e que pela última vez se dirigia ao banco de reservas onde marcou épocas (no plural mesmo). A tradicional caminhada mascando chiclete, nesse domingo, 12 de maio, eram os passos históricos da despedida de Alex Ferguson do Estádio do Manchester United. Antes de qualquer outra palavra, veja a cena, em imagens de ESPN.COM.BR



O Manchester United venceu o jogo por 2 a 1. Agora só resta uma partida para Alex dar um adeus definitivo, o último jogo do campeonato inglês, que coincidiu com a apresentação número 1500 de Ferguson à frente do clube. Curioso porém, é que essa história de sucesso demorou para começar. Nos seis primeiros anos como treinador, ele venceu apenas as desvalorizadas Copa da Liga Inglesa e Copa UEFA(atual Liga Europa). Em 1992 essa história começava a mudar, com o primeiro dos treze títulos conquistados por ele no campeonato inglês. Hoje, os resultados comprovam que o Manchester acertou em acreditar.


Em 1999, ano em que o Manchester United ganhou até titulo mundial, o treinador recebeu da Rainha Elizabeth II o título de “Sir”, dado a quem presta grandes serviços ao Reino Unido, assim passando a chamar-se Sir Alex Ferguson. No meio do futebol o reconhecimento veio na festa dos Melhores do Ano da FIFA 2011, onde o treinador recebeu o Prêmio Presidencial da FIFA, dado a grandes personalidades do futebol.

No entanto a homenagem que realmente lhe emocionou foi de iniciativa do próprio Manchester, que batizou a ala norte do seu estádio como "Ala Sir Alex Ferguson". Emocionado, treinador disse em entrevista ao site da FIFA:  "Fiquei muito honrado e emocionado quando vi o meu nome naquela arquibancada, durar tanto tempo no cargo parece um conto de fadas. Na profissão de técnico, as coisas mudam muito rapidamente.”

E a sobrevivência em meio as mudanças, crises e críticas que um treinador passa, tornam Ferguson um craque, não nas quatro linhas, mas ali na área técnica, com um sábio olhar sobre o futebol. Sua visão a longo prazo, paciência, visão atenta ao mercado da bola e controle nos vestiários, colocando muitos beberrões e mandões para fora, lhe tornaram um profissional diferenciado e respeitado no meio do futebol. Ele transformou o Manchester de coadjuvante na Inglaterra em uma das principais equipes do futebol mundial.

Sua trajetória foi brilhante, agora resta saber como continuará o United a partir de agora. Uma coisa é certa: Se os passos do clube seguirem os ensinamentos de seu mestre, nessa necessária reformulação, surgirão muitos atalhos na caminhada por novas conquistas.

Nenhum comentário: