sexta-feira, 24 de maio de 2013

O TEMPERO DO FUTEBOL ALEMÃO


Para os amantes do mundo futebolístico, este final de semana será recheado. No sábado, além das partidas que darão o pontapé inicial no Campeonato Brasileiro, terá um duelo alemão pela Liga dos Campeões. Em terras londrinas, Bayern de Munique e Borussia Dortmund entrarão em campo, no épico estádio de Wembley, às 15h45, para disputar um dos títulos mais desejados do futebol mundial.

Essa dobradinha alemã pegou de surpresa os grandões espanhóis Barcelona e Real Madrid, que foram derrotados respectivamente pelo Bayern e pelo Borussia nas semifinais, e a maioria dos torcedores que acompanham a Liga. Mas, por incrível que pareça, acho que não me surpreendi. Sabe porque? O alemão vem dando uma aula de como organizar o futebol no país. Essa decisão da Liga dos Campeões é apenas um reflexo de um trabalho que vem sendo construído ao longo dos últimos 13 anos, mais ou menos.

O futebol alemão vem em uma crescente. Eu não vou ser hipócrita ao ponto de dizer que acho o jogo dos alemães bonito, mas temos que concordar que taticamente eles são muito eficientes. E vale lembrar que nem só de dribles vive o mundo futebolístico.

Em uma conversa com um amigo ele me despertou um outro quesito importante, que fui até meio receosa em concordar. Mas a Alemanha vem contando com a sorte também. A safra de jogadores tem ajudado e muito a renovação da Seleção e dos times do país, e somado às medidas de mudanças adotadas para abrilhantar o futebol, elas tem mostrado resultados em campo. Não é atoa que nas últimas 3 Copas do Mundo a Seleção Alemã brigou pelos primeiros lugares. Em 2002, ficou com o segundo lugar, perdendo a decisão para o Brasil, e em 2006 e 2010 ocupou a terceira posição do pódio. O time do Bayern de Munique nos últimos 4 anos de Liga dos Campeões está indo para sua terceira final.

É  bom Brasil, Argentina, Espanha, Holanda, Itália... abrirem os olhos. Os sérios, por vezes frios, mas muito inteligentes e competentes alemães tem pouco a pouco, em um trabalho a longo prazo, se firmado no cenário do futebol mundial. É caros leitores, pelo visto tem gente já querendo por a mão na taça e fazer festa no Brasil em 2014.

Nenhum comentário: