segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

SALVADOR ANTIGA: NÃO VI, MAS TENHO SAUDADE


Foi lançado, no final de janeiro, um movimento chamado "Salvador. Viva, Ame, Cuide", com o intuito de mobilizar a população da soteropolitana à novamente se interessar em cuidar e resgatar o orgulho de morar nessa cidade. Torço muito para que esse sentimento seja resgatado, não apenas com relação a população, mas também na administração da Salvador. Existe porém, uma cidade que infelizmente não podemos resgatar mais, uma Salvador que não vi, mas tenho saudade.

Desde os tempos do colégio, sempre gostei de história. Principalmente quando ela sai dos livros e se concretiza em boas fotos ou vídeos antigos, acho fascinante quando vemos como eram no passado, alguns locais que nós conhecemos. 

A primeira vez que tive um real contato com isso foi ainda no colégio, num projeto interdisciplinar, onde tínhamos de resgatar a Salvador dos Anos 40 e 50. Precisando criar uma apresentação com vídeo, além das imagens que encontramos no Google, acabamos indo na Fundação Gregório de Matos. Ali encontramos as fotos que precisávamos, num ótimo comparativo entre o passado e o presente, como mostram algumas das imagens abaixo.

 


Lembro de ter me empenhado muito naquele trabalho, e os resultados foram tão bons que jamais deletei nada daquilo do computador, e de vez quando eu ainda olho, feliz com o resultado, apesar de ter sido em 2008, e atento as imagens. 

Alegre mesmo fiquei quando encontrei um outro acervo fantástico, em novembro do ano passado: Uma página no Facebook chamada 'Fotos Antigas de Salvador'. São imagens da cidade que dão vontade de voltar no tempo. Não, não sou o personagem de Meia Noite em Paris, que acha que tudo do passado é melhor que o presente, mas é fascinante demais ver a região que estudo sendo construída, ou ainda a Barra mais bonita sem os prédios, ver locais que hoje são degradados em seus anos de ouro. Para você que certamente vai curtir a página, que além de trazer as fotos, descreve o momento histórico das fotografias, aí vai um aperitivo:


Construção do Mercado Modelo





Rua Chile na década de 20
Elevador Lacerda em 1930
Antiga Fonte Nova com apenas um anel e
Dique do Tororó sem calçada e restaurantes.

Ainda não é possível voltar no tempo e viver novamente esses momentos da história de nossa cidade, mas sem dúvida é possível estar atento ao que temos hoje e buscar que esses locais estejam preservados para que estarem disponíveis por várias gerações.


LINK´S:

Facebook do "Salvador. Vida, Ame, Cuide.": 

Facebook "Fotos Antigas de Salvador":


Nenhum comentário: