quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

UMA NOVA VISÃO DA CIÊNCIA


O conceito de ciência em geral é pautado como uma atividade exclusivamente individual, restrita a “gênios” intelectualmente privilegiados e cuja imagem representante é apenas tubos de ensaio, microscópios ou laboratórios munidos com aparelhagem moderna. Engana-se quem pensa assim.

A compreensão da ciência ultrapassa a barreira desse senso comum. A ciência é muito mais que isso, é uma atividade social em pontos diversos. Primeiro, porque é uma exclusividade do ser social. Nada há de parecido na natureza. Em segundo lugar, é social no sentido de que é parte movida e movente do desenvolvimento histórico da humanidade. Ainda que muitas vezes pela mediação de indivíduos particulares, a ciência é um complexo social decisivo para o desenvolvimento da totalidade da humanidade.

Como ação social, a ciência é fruto do sistema desenvolvido pelo ser humano em que se apropria da cultura produzida durante todo o período histórico. Por isso, expressa perfeitamente o trabalho humano. Nessa perspectiva, a ciência é, então, resultado do processo histórico da humanidade, reduzindo o trabalho e as potencialidades do homem desenvolvidas ao longo de toda vida humana na terra. Ou seja, a ciência é uma realidade. Vejo a ciência também como um fenômeno determinado pelas relações de produção impostas pela sociedade.

E é justamente esse ponto de partida, citado no final do parágrafo anterior, que permite o entendimento da ciência como uma atividade que é, ao mesmo tempo, uma realidade humana e um fenômeno que, ao se manifestar na incrível estrutura da sociedade, é determinado pelas relações sociais de produção que se estabelecem na base dessa sociedade.

Deve ser claro que o entendimento de ciência como um fato não se opõe ao entendimento de que a ciência é determinada, durante o seu desenvolvimento, pelas necessidades e possibilidades, objetivas e subjetivas, predominantemente fundadas pelo trabalho ao longo de todo o tempo. O desenvolvimento das forças produtivas comparece também como o momento do desenvolvimento científico. 

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