No
dia 2 de Dezembro de 2007 o mundo parecia ter acabado para parte da torcida do
Corinthians, após a queda do time para Série B. Parece loucura, mas na verdade
aquilo foi o ponto de partida para o bando de loucos conquistar o mundo no
último domingo, 16. O Corinthians criou uma série de ações que lhe conduziram a
isto, houve um planejamento raramente visto no futebol brasileiro,
que tornaram o Corinthians uma das marca de 1 bilhão de reais, segundo estudo
da BDO RCS Auditores Independentes, a maior marca entre os clubes brasileiros.Separei
sete itens que mostram como o Corinthians se reinventou e que poderiam ser
utilizados por outros clubes.
1
– EU NUNCA VOU TE ABANDONAR: VALORIZAÇÃO DO TORCEDOR
O
grito da torcida nas arquibancadas, pouco antes da queda para Série B, virou o
impulso do clube para motivar a mesma torcida durante a segunda divisão. A
frase estava em bandeiras, almofadas, chaveiros e até na sala de imprensa do
clube. O clube passou a valorizar muito mais seu torcedor e reconhecê-lo como
um importante potencial do clube, não apenas para motivar nas arquibancadas,
mas para consumir e gerar lucro.
Ao
final da Série B mais duas interessantes ações que valorizavam o torcedor: A
camisa do último jogo da segundona, com as fotos dos torcedores e o lançamento
do documentário “Fiel – O Filme”, que mostrou o apoio da torcida durante o
torneio.
2
– 2009 COM UM 9 DE PESO
A
contratação de Ronaldo após a volta para primeira divisão mostrou que os anos a
seguir seriam de vacas gordas (não entendam como um trocadilho). Pouco depois
veio Roberto Carlos, e juntos ao time formado por Mano Menezes, o clube
ganharia a Copa do Brasil daquele ano.
3
– MARCA MUNDIAL
Antes
mesmo de ganhar o titulo mundial o clube já fazia algumas ações para se
popularizar mundialmente. Além da contratação de Ronaldo e Roberto Carlos,
vieram ações como patrocínio de lutadores do UFC e a contratação do jogador
chinês Zizao, para que o clube se popularizasse entre a maior população do
mundo. As vésperas do mundial o clube colocou um outdoor em Londres (cidade do
Chelsea), dizendo "The almighty” (O todo-poderoso), “Aqui é
Corinthians".
4-
REDE DE LOJAS
A
criação da franquia Todo Poderoso Timão faz com que o Corinthians tenha
produtos com sua marca em sete estados através de 119 lojas. Segundo reportagem
da Veja Online, 7% do lucro das lojas ficam com o clube.
O
novo CT Joaquim Grava, inaugurado em 2010, ano do centenário, deu uma excelente
infraestrutura de trabalho ao clube paulista. Dentre outras coisas o CT tem 3
Campos oficiais, 1 campo para aquecimento e treinamentos de goleiros, hotel
com 32 apartamentos, auditório,
restaurante, salas para administração. Além disso em um outro prédio do CT
existe sala de tecnologia e estáticas, sala de imprensa, centro de preparação e
recuperação física, e por aí vai. Como se fosse pouco, as relações do clube em
Brasília ajudaram a direção alvinegra a encaminhar a construção do estádio do
time, que abrigará a abertura da Copa de 2014.
Após
perder em 2010 para o time colombiano Tolima na pré-libertadores, em pleno ano
do centenário, a torcida do Corinthians esbravejou e fez até quebra-quebra (o
que motivou a saída de Roberto Carlos). Muitos pediram a saída do treinador
Tite, mas a rara postura da diretoria ao manter o treinador num momento de
crise fez com que a base dos títulos que viriam a seguir fosse formada.
A
divisão de base do Corinthians sempre foi muito consistente, tanto que o clube
é o maior vencedor da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O time principal cada vez mais vem sabendo
usar esses atletas na hora certa. Além disso, o Corinthians soube valorizar jogadores como Alessandro, que tem um bom futebol e estavam desde a Série B, e agora levantam o troféu do mundial. Além disso o Corinthians sabe encontrar bons jogadores quando ainda não estão no auge, a maior e mais recente prova é Romarinho, que
estreou no time marcando dois gols no Palmeiras e que em seu primeiro
toque na bola da Copa Libertadores, marcou o gol de empate do primeiro jogo da
final.
Esses
foram os itens que lembrei, certamente existem outros. De fato, em vários
momentos as ações do Corinthians podem (e devem) ser questionadas, como o estopim
para o fim do Clube dos Treze, durante a venda dos direitos de transmissão do
Brasileirão 2012, fazendo com que o time receba da TV muito mais que os outros
clubes. O novo estádio também é algo muito questionável, o abandono do Morumbi
como estádio da Copa, toda aquela sujeira, não se pode esquecer isso. Todavia,
é preciso reconhecer que o planejamento do Corinthians é um exemplo a ser
seguido, e se for seguido deve inaugurar uma nova era no futebol brasileiro.
Uma coisa é fato: Essa boa fase Corintiana não deve ficar no Japão, certamente
vem mais por aí, cabe aos demais clubes reconhecerem seus problemas e se
reinventarem.
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