segunda-feira, 4 de março de 2013

O PODER DO RISO

Lembra daquele dia em que você ficou surpreso com sua drástica mudança de humor, motivada por um simples bate-papo com amigos, onde aquele determinado dia nublado e sem cor, tornou-se ensolarado e ganhou vida? Muitas vezes nossa motivação é determinada por emoções, boas ou ruins, que estejamos vivendo. E quando a fase é de preocupações, nada melhor que uma injeção de ânimo, que pode vir através do poder do riso.

A ciência explica: O riso libera endorfina, que traz sensação de prazer, disposição física e mental, aliviando o stress e até mesmo algumas dores. Rir também diminui a ansiedade, reduzindo a tensão muscular. Em uma  entrevista à Folha de S. Paulo, um pesquisador da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, chamado Michael Miller, disse que "a alteração observada no endotélio (tecido que recobre a parede interna dos vasos) nas pessoas que riem é semelhante à que teriam numa atividade física intensa". Obvio que isso não significa abandonar a academia, mas sim unir a atividade física e boas gargalhadas, gerando bons benefícios ao corpo.

O melhor de tudo é que os efeitos do riso são imediatos,  tanto para saúde, como para as relações humanas. Principalmente quando o ambiente não exige muita formalidade, o bom e velho bate-papo, por mais que por algum instante desvie o foco, termina motivando e aumentando a produtividade. Não é à toa que existem as dinâmicas de grupo, afinal com a convivência fortalecida, geram-se momentos que animam as pessoas, e o rendimento cresce.

Sabendo que rir faz bem a saúde e melhora as relações interpessoais, como chegar lá. Recomendo algumas coisas:


- Não ter medo de rir, inclusive de si mesmo.

- Procure o lado bom das coisas.

- Veja aquilo que lhe faça rir, filmes de comédia, shows de stand-up comedy, programas de humor ou vídeos na internet.

- Mantenha contato com crianças e pessoas alegres, e se contagie com sua energia.

- Evite o tédio, encontre formas de tornar, por exemplo, um chato engarrafamento,  numa atividade de observação, leitura ou ouça algo.

- Pratique atividades físicas que você goste,  isso libera endorfina, aumenta sua sensação de prazer, além de também ajudar a autoestima.


UMA PROVA E UMA DICA

O maior atestado do poder do riso, são os Doutores da Alegria. Inspirados na ação do médico americano Hunter 'Patch' Adams, o já conhecido grupo brasileiro foi fundado em 1991, indo aos hospitais com o intuito do "promover a experiência da alegria na adversidade por meio da arte do palhaço".  Mais informações sobre esse projeto e como ajudar, estão em doutoresdaalegria.org.br .

Para quem curte cinema, vale muito a pena assistir, e se divertir, com o filme, Patch Adams - O Amor é Contagioso (1998), estrelado por Robin Williams. Quem preferir ir além do filme e ver uma entrevista, legendada em português, do verdadeiro Patch Adams, no Roda Viva da TV Cultura, pode assistir no link: www.youtube.com/watch?v=fNbsPh5VLI4



Um comentário:

Unknown disse...

O sorriso é o melhor remédio para se curar das problemáticas da vida. Boas recomendações Lucas Coutinho! :)