quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

SAUDADE DE UM FUTURO QUE NÃO VAI ACONTECER


O celular tocou e ela atendeu. Era sua amiga avisando que já estava em frente à sua casa, aguardando no carro. Ela desliga e vai em direção à sua mãe para se despedir. Depois de um abraço, a mãe pede que a filha tenha juízo e não volte da festa muito tarde. Ela sorri e vai embora.

Na boate, encontra vários amigos, muitos deles colegas da faculdade. Dançam, bebem e se divertem. No auge de sua juventude, conversam sobre os planos para o futuro, sobre para onde viajarão no feriado de carnaval e onde se imaginam daqui a alguns anos, depois de se formarem.

Mais uma banda sobe ao palco. Porém, em pouco tempo, o clima animado é tomado pelo pânico. As pessoas começam a correr, enquanto gritam “fogo, fogo”. Ela começa a correr junto às amigas, à medida que uma fumaça preta vai dificultando sua visão e Respiração.

Sem conseguir pensar ou enxergar direito, ela segue um fluxo de pessoas que vai em direção à saída, mas acaba entrando em um dos banheiros. Cada vez mais difícil enxergar, respirar. A garganta ardendo, uma dor forte no peito. Aperta a mão da sua amiga, que não a soltara desde o início da confusão, e de repente tudo fica tão escuro quanto a fumaça. Ela cai no chão.

O celular tocou e ela não atendeu. Era sua mãe, que mais preocupada que o de costume, queria saber se sua filha estava bem e porque ainda não havia voltado para casa. A mãe disca mais uma vez o número da filha. As primeiras discagens das muitas que ainda faria, até saber da tragédia que, naquela noite, havia destruído o futuro não só da sua filha, como também de mais de 200 outros jovens.

Saudade. Talvez seja esse o sentimento que vai acompanhar a mãe pelo resto de sua vida. Saudade daquela menina que ela viu nascer e crescer. Mas, principalmente, saudade da mulher que ela iria se tornar. Uma saudade do futuro que sua filha não poderá ter.

Palavra que só existe na língua portuguesa e de difícil tradução. Serve para definir o sentimento de falta de alguém, ou de algum lugar. Pode se referir a momentos ou pessoas que marcaram a sua vida. E a saudade também pode estar relacionada às coisas que não aconteceram, mas que são desejadas.

O desejo de que a filha tivesse atendido o celular. De que ela acordasse no dia seguinte. E de que ela pudesse viver todo o futuro que tinha pela frente. Mas enquanto o toque do celular ainda parece ecoar, ela continua no silencioso.

*Dia 30 de janeiro – Dia da Saudade

Nenhum comentário: