terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ESPERANÇA POR DIAS MAIS BELOS


O novo prefeito, ACM Neto, assumiu a administração de Salvador, há exatos quinze dias. No novo emprego, ele resolveu arregaçar as mangas e colocou a Transalvador para organizar o trânsito na orla da Barra e multar os motoristas que estacionaram os seus carros em locais proibidos. Coisa que não acontecia na gestão do seu antecessor, João Henrique.

Na última quinta-feira passei pelo Farol da Barra para ver como estava a situação por lá. Além da Transalvador, muitos agentes e prestadores de serviço da prefeitura trabalhavam ativamente no local. Até um carro Pipa lavava as calçadas nos arredores de um dos mais famosos cartões postais da capital baiana.

A escala de trabalho da redação me deu sábado e domingo de folga. Aproveitei os dias ociosos e fui para Aracaju, Sergipe. Já conhecia a cidade sabia da sua organização, mas ela me surpreendeu bastante dessa vez. Nas outras oportunidades em que estive na cidade, a orla estava arrumada, mas as opções de bares e restaurantes eram poucas. Dessa vez, existem casas comerciais desse tipo, praticamente de ponta a ponta da avenida. Além disso, o clima a noite é bastante agradável.

A orla da capital sergipana só peca num ponto e no aspecto natural. O mar é feio, não é azul, nem verde. Tem aparência de areia remexida pelas ondas, o que tira bastante a beleza. Mas a noite, no escuro, quando o mar não aparece, a beleza artificial da orla sobressalta causando uma ótima sensação para quem vive a noite da cidade.

Salvador é uma cidade abençoada pela natureza. O mar é azul e nessa época de verão, quando o sol é mais forte, deixa a água brilhante. O corte geográfico das praias, as pedras em alguns pontos do mar dão um belo toque na pintura. Mas ao contrário de Aracaju, a orla da capital baiana encontra-se num estado deplorável. Aliás, a orla nunca teve um projeto decente, que organizasse o local.

Pelo menos um primeiro passo, ACM Neto indica que deu. Botar ordem no trânsito da orla, com rigor, já cria uma esperança por dias melhores. A expectativa agora é de que o novo prefeito siga incansável no seu trabalho de recuperação da cidade com o pulso firme. E os baianos possam sonhar com uma orla decente, bonita e agradável.


Um comentário:

Anônimo disse...

Querido bom dia,
Vamos apostar que realmente esse Prefeito (ACM) faça a diferença, votei nele e acredito em sua gestão. Espero que seus secretários não façam merda. Vou aproveitar este espaço para criticar, passei este final de semana na BARRA/ONDINA e toda PINTURA que foi feita uma verdadeira porcaria, pintaram lado da frente de qualquer jeito e atrás nada (muros), meio fio em alguns trechos pintados de branco, tudo sem alinhamento e muita sujeira. Prefeito ACM veja em quem confiar os trabalhos na Cidade, para que o mandato do Senhor não seja ruim como o do seu antecessor. Grato pelo espaço. Daniel