No Brasil, uma em cada cinco mulheres afirmam já terem sofrido
qualquer tipo de violência dentro de casa, e o pior de tudo, em 81,3% dos casos
registrados, a agressão parte dos próprios namorados ou maridos, tornando o
sofrimento, moral ou físico, ainda maior. Em uma iniciativa, notável, para
motivar o debate sobre o tema e desenvolver a conscientização sobre dados tão
alarmantes, um dos maiores grupos financeiros do mundo, o Banco Mundial, lançou
em 1º de março de 2013, uma campanha contra a violência com as mulheres,
chamada de “Homem de verdade não bate em mulher”.
A campanha coletiva, que além de lutar pelo fim da violência doméstica contra as mulheres, busca acabar com o conceito errado de que a Lei Maria da Penha é uma legislação contra os homens e principalmente a igualdade dos sexos. O Banco Mundial acredita que os homens não se tornam indignos diante à promoção dos direitos femininos. Muito pelo contrário, estudos oficiais comprovam que relações equilibradas são boas para mulheres, homens e principalmente para a estrutura familiar.
Alguns famosos, como os atores Cauã Reymond, Gabriel Braga Nunes,
Thiago Fragoso e Rodrigo Simas, além do judoca Flávio Canto e cantor Diogo
Nogueira, atenderam o convite e posaram segurando um cartaz com a mensagem da
campanha. A única participante é Maria da Penha Maia Fernandes, para quem não
lembra, ela é uma enfermeira que foi agredida pelo marido durante seis anos e
passou por duas tentativas de assassinato por ele. Apesar disso, o julgamento
do seu agressor durou quase 20 anos e ele só ficou preso em regime fechado por
apenas dois anos. Maria da Penha acabou dando nome à lei em favor das mulheres.
Foi assinado em Brasília, no ano passado, um Compromisso Nacional
com a intenção de aprofundar o enfrentamento da violência física, psicológica, sexual e econômica contra as mulheres. Mas os esforços não se restringem
apenas ao poder público, é preciso a colaboração e o engajamento de todos, para
que essa crime que amedronta e violenta a nossa realidade, seja exemplarmente
combatido.
A campanha
foi lançada no site oficial do Banco Mundial no Brasil, e o Opinião Pro Mundo apóia essa campanha. Eu te convido a mostrar o
que é ser um homem de verdade. Participe através das redes sociais, é simples,
basta tirar uma foto segurando um cartaz com a frase “Homem de verdade não bate em mulher” e postar no Instagram ou no
Twitter citando o Banco Mundial usando (@worldbanklac). Usem a hashtag #souhomemdeverdade. Pelo Facebook também tá valendo, viu? Contamos com a sua
participação.
Um comentário:
Uma excelente iniciativa, Vinicius. Afinal, nada justifica a agressão e essa iniciativa reforça bem essa ideia.
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