segunda-feira, 14 de março de 2011

BRASIL: E SE O JAPÃO FOSSE AQUI?

por Lucas Coutinho

E se fosse aqui? Essa é a pergunta que me tenho feito desde a última sexta quando soube da tragédia no Japão. Vivemos num pais que geologicamente é perfeito. Estamos bem no centro de uma placa tectônica, ao contrário do Japão que vive na beirada da placa asiática, que frequentemente entra em choque com a placa do pacífico, criando quase diariamente pequenos terremotos imperceptíveis e alguns outros bem menores do que os últimos, mas que podem ser percebidos, no entanto lá tudo é encarado com enorme naturalidade. Enquanto isso, aqui viver longe de terremotos e tsunamis não tem sido tão relevante afinal temos chuvas que alagam e soterram cidades e são encarados como gigantes problemas que causam centenas de mortes e grande prejuízo financeiro.

Porque lá o problema é encarado com naturalidade e aqui não?? Uma palavra nos separa: Planejamento.

PLANEJAMENTO JAPÃO:

Para começar estamos falando de um país hightech. O sofrimento causado pela devastação na segunda guerra mundial levou a uma medida: Investir em educação. Hoje eles colhem excelentes frutos dessa decisão. A partir daí se torna completamente compreensível a grande estrutura que eles têm numa tecnologia que agente quase não conhece: A tecnologia da prevenção. Lembro-me de por duas vezes, bem antes do terremoto, ter visto imagens de como o Japão é precavido contra tragédias. Na primeira eu assistia a Globo Internacional do Japão, via internet, e nos intervalos desse programa a emissora exibia, em língua portuguesa, instruções de como proceder caso acontecesse um terremoto, para que os brasileiros que lá vivem aprendessem a como agir (afinal os Japoneses já aprendem na escola). E cada um que está lá vive com kits de sobrevivência com água, remédios, comida e documentos.

Numa outra oportunidade, a cerca de um mês, vi um documentário que mostrava desde a descoberta de terremotos que acontecem com intervalo de oito em oito anos, até todo o trajeto que a água faz, rua por rua quando acontece um tsunami. Lá, em caso de emergência, as pessoas sabem para onde ir e por qual caminho seguir. Prédios são feitos com amortecedores para que os prédios tremam, mas não desabem. E mesmo com toda essa grande estrutura, a natureza raras vezes, como está, ainda consegue vencer a tecnologia, mas é feito todo o possível, ao contrário daqui.

PLANEJAMENTO BRASIL:

Pois é, aqui a chuva cai e as cidades são soterradas, tudo alaga e  temos  centenas de mortos e milhares de desabrigados. E tudo vai continuar até 2015 se políticos cumprirem suas promessas (muito raro). Daí saiu a pergunta que fiz no titulo desse texto: “BRASIL: E SE O JAPÃO FOSSE AQUI?” Se com chuva que é algo que é completamente previsível, se há plenas condições se tirar a população das áreas de risco antes da chuva, de fazer uma prevenção em não permitir a construção de casas de locais que é certo que acontecerem desabamentos de terra, será que saberíamos lidar com tufões, terremotos e tsunamis? Tenho certeza que não. Compartilho com vocês agora um vídeo do Jornal 'Bom Dia Brasil' que entrevistou o correspondente da TV Globo no Japão na semana da tragédia (desnecessária) do Rio. Assistam o comparativo de alguém que viveu dos dois lados do mundo e que pode responder melhor que ninguém: E SE O JAPÃO FOSSE AQUI?



DICA PARA QUEM FAZ VESTIBULAR EM 2011:

As provas geralmente são feitas no meio do ano, preparem-se para questões sobre placas tectônicas, energia nuclear (em breve falarei sobre isso!), energia cinética e elástica (que estão relacionadas à formação de um tsunami), tipos de onda, dentre outros assuntos que estão sendo tratados aos montes em telejornais.

CONCLUINDO:
Dinheiro nós temos, afinal não somos o país do futuro, da copa e das olimpíadas?

COMENTE!


3 comentários:

Claudia Alves disse...

Infelizmente aqui a gente não a mínima pra desastres ambientais, na minha opinião. O Japão é um país bem preparado por que tem planejamento, tem governo e pulso firme. brasil infelizmente vira às costar até pras enchentes, quando se faz apenas uma semana que ocorrem.
É lamentável pq, se não temos um governo de pulso firme e ninguém faz sua parte para melhorar um pouco, até quando vamos poder empurrar com a barriga e dizer "que sorte, brasil não tem terremoto". Até que ponto vamos chegar com a sorte?
http://www.claudiaalvesinteriores.blogspot.com/

Igor Lordelo disse...

O Japão é preparado por que está vunerável a esse tipo de situação a qualquer momento, eles precisam dessa atenção. Aqui não, o "máximo" que pode acontecer no Brasil são as chuvas. Não digo que o Brasil é exemplo, muito pelo contrário; (os políticos não ajudam, muito menos a população que constrói barraco onde não deve e colocam esses merdas no poder) mas se aqui existissem chances concretas de terremotos ou algo parecido com certeza o país teria preparo pra isso (talvez não tão bom quanto o Japão, mas teria).

Anônimo disse...

Nos brasileiros falamos que Deus e brasileiro e verdade ....