segunda-feira, 21 de março de 2011

ENERGIA NUCLEAR: SOLUÇÃO OU PROBLEMA?

por Lucas Coutinho

Na última semana minha geração conheceu um problema que a gente ouvia falar, sem dar muita importância. Ouvimos dizer que antigamente aconteceram acidentes, então respondíamos: Ah, mas a tecnologia nuclear evoluiu muito! A União Soviética acabou, não teremos um novo Chernobyl. A tecnologia de fato evoluiu, mas o poder, ainda muito desconhecido, de destruição da natureza é capaz de superar até mesmo “sociedades high-tech”.

Para começar nesse vídeo bem pequeno veja o básico de como funciona uma usina nuclear



fonte: Objetivo Guarulhos 
www.youtube.com/objetivoguarulhos

Fissão dos átomos de urânio no reator, este é um sinônimo da palavra perigo. O escapamento de material radioativo, vindo das usinas, causam problemas sérios e toda tecnologia possível para evitar esse tipo de tragédia deve ser usada.

Para entender o que ocorreu no Japão, separei algumas artes muito boas que comparam o estágio normal de uma usina e como estava após o tsunami ocorrido.

Artes Criadas pelo portal G1

Com esse problema a emissão de material radioativo se espalhou por grande parte do país sendo detectado em regiões bem distantes do local da tragédia. Continuando com as explicações, que encontramos no G1, veja os prejuízos que o nosso corpo tem ao entrar em contato com e o material radioativo e relembre (ou conheça) outras tragédias nucleares que a humanidade já viu.

Aqui você já viu a principal diferença da energia nuclear: a dimensão das tragédias. Vamos conhecer algumas outras desvantagens:
Necessidade de armazenar o resíduo nuclear em locais isolados e protegidos, necessidade de isolar a central após o seu encerramento, é mais cara quando comparada às demais fontes de energia, os resíduos produzidos emitem radioatividade durante muitos anos, dificuldades no armazenamento dos resíduos (principalmente em questões de localização e segurança), pode interferir com ecossistemas(assim como muitas outras).

Finalmente vamos as vantagens: não contribui para o efeito de estufa, não polui o ar com gases como enxofre e nitrogênio, não depende da sazonalidade climática (nem das chuvas, nem dos ventos), pouco ou quase nenhum impacto sobre a biosfera, grande disponibilidade de combustível, o risco de transporte do combustível é significativamente menor quando comparado ao gás e ao óleo das termoelétricas e não necessita de armazenamento da energia produzida em baterias.

CONCLUINDO: Sabemos as vantagens e desvantagens da energia nuclear. A pergunta que a humanidade se faz é: Vale a pena utilizar essa energia? Para isso é preciso conhecer outras formas de energia como hidroelétrica, solar, eólica, biomassa, dentre muitas outras. Daí a humanidade deve avaliar a viabilidade dessas formas de energia para cada região. O que é certeza é que acidentes como o do Japão urgentemente deve deixar de acontecer.
Comentem o texto, sigam o blog e tenham uma ótima semana!

Um comentário:

Teuvo Vehkalahti disse...

Greetings from Finland. This, through a blog is a great get to know other countries and their people, nature and culture. Come take a look Teuvo images and blog to tell all your friends that your country flag will stand up to my collection of flag higher. Sincerely, Teuvo Vehkalahti Finland