segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

POR QUE TÃO POUCOS?

por Lucas Coutinho

“Verás que um filho teu não foge à luta”. Ao cantarmos esse trecho do final do hino nacional brasileiro, assumimos o compromisso de encarar as dificuldades e não fugir a luta. Todavia, esse compromisso que assumimos, mesmo inconscientemente, não vem sendo colocado em prática pelo nosso povo. Em todo Brasil algumas pessoas vem se mobilizando a ir às ruas, lutar contra corrupção e convocar a população para também ter a atitude de se mobilizar. Em algumas ocasiões, como no último feriado da proclamação da república, algumas centenas de pessoas saíram de casa em busca de um país melhor, mas ainda são muito poucos se comparados aos 190 milhões de brasileiros, sendo destes, 125 milhões de eleitores. Porque algumas centenas, já que somos milhões? 

Anualmente no dia 09 de Dezembro acontece o Dia Mundial Contra Corrupção. No Brasil esse dia ganhou o nome de “Dia do Basta”, onde os cidadãos brasileiros deveriam ir às ruas protestar. Naquele dia me dirigi ao Shopping Iguatemi (Salvador), ponto de concentração para o que poderia ser um ato de um povo que tanto sofre com esse câncer para o nosso país. Sem voz para gritar por conta de uma gripe e sem cartaz por conta do corre-corre daquele dia, fui para somar e ser mais um no meio de uma multidão. Decepção. Nas contas de um amigo que protestaria comigo, apenas 14 pessoas estavam presentes. Ok, o protesto foi no meio de um feriadão, num dia útil e em horário comercial, mas ainda assim eram muitos poucos diante do que havia visto no dia 15 de Novembro e do que já foi feito em protestos de outras causas. Ao perceber que sem voz e sem cartaz vi que não tinha como ser muito útil, e sai, em parte decepcionado pelo que esperava ver, mas por outro feliz em ver que mesmo com número reduzido, aqueles que foram fizeram a parte deles. Se algum deles é você, meus parabéns!

Pouco antes de sair, sentado conversando com meu colega, assisti um pouco do que foi feito pelos manifestantes, que a cada fez que fechava o sinal iam ao meio da pista. Numa dessas vezes que o sinal fechou, vejo um garoto, de no máximo oito anos, lavando o vidro de um carro. Na minha frente estavam causa e uma de suas muitas consequências juntas. Impressiona-me o fato de as pessoas não notarem que problemas como a baixa qualidade da educação e a corrupção, geram efeitos negativos, que como uma bola de neve, crescem desenfreadamente.

Uma outra coisa que tenho notado é que no facebook temos os melhores manifestantes do mundo. É impressionante como se reclama de tudo. Recentemente uma famosa loja de sanduiches naturais mudou os ingredientes do seu principal produto. Pronto: Formasse o maior alvoroço, por conta de um produto onde um simples boicote coletivo forçaria a empresa a voltar com o produto anterior. Esse é um exemplo mostra o quanto se reclama até de coisas fúteis. No entanto, as críticas em sua maioria vão para o governo, mas os mesmos que falam não movem uma palha para que a situação mude, e ainda votam nos mesmos.

Lógico que podemos e devemos usar a web para criticar o que achamos errado (tanto que é o que estou fazendo aqui), ela serve como um importante instrumento de mobilização, como se tem feito em todo mundo e com objetivos sendo atingidos. Aqui o máximo que conseguimos é que abaixo-assinados online sejam recebam nossas assinaturas. Mas fora da web o que fazemos? Como contribuímos para um país melhor? Falamos dos políticos, mas somos honestos em nosso dia-dia? 

Ou se muda de postura, colocando figuras que só fazem te roubar, rir da sua cara e nadar no seu dinheiro, na parede, e claro, não votando neles em 2012, ou nas próximas eleições, eles serão novamente reeleitos e continuaremos falando dos mesmos que nos roubam há tantos anos. E então, vamos continuar a fugir da luta?

Nenhum comentário: