sábado, 15 de janeiro de 2011

O FUTEBOL VOLTOU, O QUE NÃO DEVE VOLTAR JUNTO?

por Lucas Coutinho

Meio de janeiro, como todo ano, nesse período termina a sede de todos os apaixonados por futebol. Começaram os campeonatos estaduais, a temporada de clássicos está aberta e a rivalidade entre as torcidas só faz aumentar. E então junto com a alegria dos gols vem a violência causada por pessoas que usam o futebol apenas como um pretexto para brigar, definir territórios e aterrorizar pessoas.

Muito provavelmente nos próximos meses continuaram os casos envolvendo principalmente as torcidas organizadas. Não sou contra elas, afinal o que seria os estádios sem elas?  Mas creio que urgentemente precisa existir uma reforma em sua estrutura. Hoje qualquer um pode comprar camisas dessas torcidas, dizer que faz parte e espalhar o terror. A mudança mais urgente seria o cadastramento de membros de organizadas. Com o cadastro essas pessoas podem ser identificadas e ficar longe de estádios. Assim apenas membros das organizadas que realmente são torcedores entrariam dando mais segurança para que famílias voltem a assistir clássicos em estádios. 

Um belo exemplo de como isso é valido foi a realização do torneio inicio do campeonato baiano. Um campeonato disputado numa tarde com todos os times do campeonato em jogos de 16 minutos, lá existiram torcedores de todos os clubes que mantinham a rivalidade apenas na gozação. Sinceramente acho que todo país deveria caminhar nesse sentido, e não de obrigar a justiça brasileira a repetir o que já foi feito na Argentina, lá no principal clássico dos pais, River x Boca, apenas a torcida do clube mandante pode ir ao estádio devido a todos os confrontos que aconteceram entre essas torcidas. Essa proposta já foi discutida no Brasil para ser feita em alguns clássicos, mas antes de uma medida drástica não seria melhor evitar esses confrontos de outra forma?

Com certa urgência precisamos melhorar também a organização e a infraestrutura envolvendo as partidas de futebol, problemas como a venda de ingressos e o sistema de transporte aos estádios são fatores que precisam melhorar em todo país, aliados a outros fatores de cada região. A questão dos ingressos, por exemplo, é vergonhosa, existem as mais variadas máfias de cambistas, desde agência de turismo até policias que simplesmente optam por nada fazer.

O torcedor de futebol brasileiro tem características próprias, não vamos aos estádios de casaco e ficamos 90 minutos sentados como na maioria da Europa, nossas torcidas são animadas e criativas (até porque o futebol é um dos poucos momentos de alegria de nosso povo), no entanto parece que muitas vezes querem impor ao torcedor brasileiro o modo de torcer europeu e não deixam o torcedor brasileiro ser o que ele realmente é. Se for para fazer mudanças, não é melhor mudar o que realmente precisa?


OPINE SOBRE O TEXTO CLICANDO EM COMETÁRIOS, FALE O QUE PENSA SOBRE AS TORCIDAS ORGANIZADAS E O  FUTEBOL. SIGAM O BLOG!

5 comentários:

Felipe disse...

Realmente, o futebol é um espetáculo, o que estraga são as brigas.

Mari Fagundes disse...

Não curto futebol mas o blog ta massa
;*

Fabiane Daz disse...

Adorei o blog... E você falou tudo, futebol deveria ser apenas entretenimento, para curtir com amigos, família.. pena que nem sempre é assim!!.. Abraço

@MaahChiodi disse...

Eu adorei o post. Você abordou um tema polêmico nos dias atuais, que clama por uma solução urgente, afinal, futebol é uma das coisas que faz o Brasil se destacar internacionalmente - não que isso seja um ponto totalmente positivo.
Parabéns pelo blog, se quiser, dá uma passadinha no meu!
http://mahchiodi.blogspot.com/

Alessandra Sousa disse...

As chuvas são condições que estavam aqui antes da gente, ou seja, nos temos que nos adptar a ela e não ela a gente. Existem leis de construção e proibem a casa ou edificios cerca de 10 m perto de encostas ou barrancos sem a devida estrutura.... Te espero no Change Feelings