por Lucas Coutinho
O texto de Hoje será dividido em dois: Primeiro uma retrospectiva dos últimos acontecimentos no mundo árabe. Depois vamos refletir porque não fazemos como esse povo que vai a luta assim como já fizemos antigamente. Prometo que o texto será bem descontraído, afinal de certa forma o assunto já encheu a paciência, porque muitas vezes foi noticiado sem reflexão alguma. Façamos diferente:
O texto de Hoje será dividido em dois: Primeiro uma retrospectiva dos últimos acontecimentos no mundo árabe. Depois vamos refletir porque não fazemos como esse povo que vai a luta assim como já fizemos antigamente. Prometo que o texto será bem descontraído, afinal de certa forma o assunto já encheu a paciência, porque muitas vezes foi noticiado sem reflexão alguma. Façamos diferente:
PARTE 1 – Por enquanto você apenas lê:
Começou na Tunísia, das redes sociais surgiu a primeira das revoltas que nos últimos dias sacudiram o mundo árabe. Mas se desde 1987, Ben Ali governava a Tunísia, porque surgiu após todos esses anos uma mobilização? Esse trecho de uma reportagem da BBC BRASIL explica:
“O gesto desesperado de um jovem, no dia 17 de dezembro, deflagrou uma onda de protestos e choques entre manifestantes e a polícia.
Mohamed Bouazizi ateou fogo em si mesmo na cidade de Sidi Bouzid (centro do país) quando policiais impediram que ele vendesse vegetais em uma banca de rua sem permissão.
O ocorrido gerou uma onda de protestos contra o desemprego na região, que baseia sua economia na agricultura e é uma das mais pobres do país.”
Daí os protestos se espalharam por todo o país via redes sociais e após duas semanas o presidente caiu. Eis que surge o caso que realmente chamou a atenção do mundo, após ver o sucesso na Tunísia chegava à vez do Egito.
Talvez por ser um país com uma visibilidade maior por toda sua questão histórica o fato já chamaria um pouco mais a atenção, mas creio que o principal fator não tenha sido esse. Simplesmente milhões de egípcios foram principal praça da cidade do Cairo e ficaram lá por mais de duas semanas até após 30 anos cair o ditador Muhammad Hosni Said Mubarak.
A história dessa luta vocês já conhecem: Comunicação cortada, lideres do movimento capturados, repórteres (inclusive Brasileiros) presos achando que seriam mortos e um ditador que parecia que jamais 'largaria o osso'. Mais a pressão popular foi muito maior que a vontade de qualquer ditador.
Pronto, caiu as ditaduras na Tunísia e no Egito. Se você é vizinho desses países e sofre com o mesmo problema pensa o que? Minha Vez! E então chegamos ao momento atual onde Argélia, Bahrein, Líbia e Irã param e vão a luta para também viver em democracia. Assim como os dois primeiros, esses países estão sofrendo e terão de superar enormes dificuldades para atingir seus objetivos. Já são centenas de mortos nesses países e um evento importantíssimo cancelado: A abertura da temporada de Fórmula 1 que atrai turistas de todo o mundo e consequentemente traz muito dinheiro consigo seria no Bahrein. Após todos esses acontecimentos chegou-se a conclusão que nas condições atuais é impossível a realização de tal evento. Prejuízo imenso? Sim, mas as vidas que estão sendo perdidas enquanto esses ditadores não abandonam os cargos são bem mais importantes antes de qualquer coisa.
PARTE 2 – Agora você me responde:
Dessa vez eu pergunto, porque não seguimos os exemplos desses povos e lutamos para melhorar nossos pais em muitos aspectos? Porque nosso povo “mantêm um amor secreto com os incompetentes” (quem leu o sobre como o Brasil é visto no exterior deve lembrar). Até percebo que existem algumas pessoas que tentam tocar para frente algumas manifestações que até chegam a acontecer, mas não colocamos o milhão de pessoas que o Egito coloca.
Então agora pergunto:
- Porque as poucas tentativas de melhorar o país que surgem na web não são acolhidas?
- Porque os programas de TV que mostram a verdadeira face da maioria de nossos políticos e criticam suas atitudes tem baixa audiência?
- Será que não está na hora de esquecermos um pouco álbuns e aplicativos das redes sociais e a utilizarmos como o mundo tem utilizado e com sucesso, para o bem do país e consequentemente de nossas vidas?
Para responder basta clicar em comentários abaixo e colocar sua resposta. Para concluir coloco para vocês as capas de diferentes jornais do mundo no dia seguinte a vitória de um povo que acreditou, lutou e alcançou. Até a próxima!
7 comentários:
eu acho que a atitude do Egito foi decisiva para todos os países fazerem isso, como na independência dos EUA e em seguida dos outros países do mundo. E também acho inadmissível que um país ainda padeça na ditadura nesse dias atuais.
http://educacaoalienista.blogspot.com/
Seguindoo *_*
Gosteei do blooog :D
Da uma olhadinha no meu e segue tbm ? :D
http://arealidadedecadaum.blogspot.com/
Interessante o seu blog.
Seguindo ...
. . . . . . . . http://carolmaiscomc.blogspot.com/
adoro blogs politizados, é por eles que eu gosto de me manter informada e compartilhar opinião
vou seguir
www.claudiaalvesinteriores.blogspot.com
Lucas.. obrigado por seguir meu blog irmaozin.... tow te retribuindo
abraço
Olá, tudo bem? eu sou de porto seguro ba, somos da mesma terra e quero o seu msn para podermos manter contato " pepy-ps@hotmail.com". Eu também quero ser jornalista e queria de alguns toquer seu, Abraços
Adoreei seu Blog!
Seguindo (:
Postar um comentário