Na noite do último domingo a história de Albert Frederick Arthur George foi definitivamente consagrada para a história do cinema mundial, cito esse nome porque não falaremos da história do Rei George VI que rendeu a “O Discurso do Rei” 4 estatuetas no Oscar 2011. Falaremos de uma história que hoje graças a esse filme se tornou realmente acessível a todo o planeta.
Para qualquer pessoa que sofre de gagueira a vida já se torna um pouco mais complicada, afinal a comunicação com outras pessoas é no minimo desconfortável. Agora imagine você num lugar de um gago que cresce num ambiente de realeza, sabendo da possibilidade de um dia comandar um reino. O fato de gaguejar principalmente em situações de grande responsabilidade agrava ainda mais a situação.
Daí o fato de chamá-lo não por seu nome real e sim pelo verdadeiro, afinal a partir do momento que ele tem que correr atrás de resolver seu problema, que mesmo com a ajuda só ele pode resolver, Bertie (como ele era chamado pela família) se torna um cidadão comum que precisa correr atrás do sucesso. A diferença é que no caso dele o fracasso não traria as mesmas consequências de um cidadão comum, como ele mesmo diz se tornaria: “Rei George VI, o Gago”, e ficaria na história marcado com essa definição.
Mas não ficou, mesmo com momentos em que aparentemente ele desistiria a vida o levava a luta contra gagueira novamente. Persistiu, lutou e venceu, mas sozinho não seria nada. Quem viu o filme sabe da fundamental importância de Lionel Logue (fonoaudiólogo) e sua esposa Elizabeth (rainha-mãe). Bertie ainda precisava tomar parte do que acontecia no mundo, tendo que dividir isso como a correção da gagueira num momento crucial. Agora sim, o Rei George VI precisava de uma voz firme para transmitir a nação a notícia da entrada em uma guerra, eis o grande “Discurso do Rei”. Bertie foi vencedor não apenas no discurso, mas na segunda guerra e na vida até a morte, causada pelo estresse da guerra e por um câncer de pulmão que comprometeu sua saúde e junto a outros problemas ocasionaram sua morte.
E não há o mais o que falar, se você não viu o filme está perdendo tempo de ver uma grande lição de vida. Quem já viu sabe a história de SUPERAÇÃO, PERSERVERANÇA e VITÓRIA de um rei que por vários momentos em sua vida teve lutas dignas de plebeus!
JÁ VIU O FILME? GOSTOU DO RESULTADO DO ORCAR? CLIQUE EM COMENTÁRIOS E DÊ SUA OPINIÃO PRO MUNDO!